Com apenas uma vitória nos últimos quatro jogos no Campeonato Paulista, Luis Zubeldía convive com a pressão neste início de temporada do São Paulo. Nesta quinta-feira (13), mais uma vez em Brasília, o técnico argentino tentará aliviar a situação contra o Velo Clube, pela 9ª rodada do estadual.
Do outro lado do campo, o clube de Rio Claro tem um velho conhecido da torcida tricolor no comando: o ex-atacante Guilherme Alves, campeão da CONMEBOL Libertadores e do Mundial de Clubes com o São Paulo em 1993. Mas a relação vai além disso, uma vez que o ex-atleta já falou sobre o trabalho de Zubeldía há alguns meses.
Em entrevista ao programa MunDu Meneses, em maio de 2024, quando Zubeldía ainda vivia uma “lua de mel” com a torcida, Guilherme afirmou que ainda era cedo para avaliar o trabalho do argentino, apesar de toda a empolgação. À época, Guilherme também falou de Gabriel Milito, que estava no Atlético-MG, mas já deixou o comando do Galo.
“Ainda é cedo, vamos esperar. (No Brasil) É tudo modinha, (técnico) ganhou três e é a salvação. Vou reservar o direito de esperar um pouco mais sobre Milito no Atlético-MG e Zubeldía no São Paulo”, declarou o ex-jogador.
As palavras de Guilherme se tornaram de certa forma proféticas. Milito levou o Galo a duas finais em 2024, mas perdeu ambos os títulos (Copa do Brasil e Libertadores, para Flamengo e Botafogo). Na sequência, em baixa no Campeonato Brasileiro, foi demitido pela diretoria atleticana.
Zubeldía sobreviveu às quedas nas copas em 2024, mas a irregularidade do time neste ano aumenta a pressão sobre seus ombros.
O Velo Clube, por sua vez, vive momento ainda mais delicado do que o do São Paulo no Paulista. Com uma vitória em oito jogos, a equipe do interior tem a segunda pior campanha do estadual, com apenas 5 pontos somados, e briga contra a degola.