Uma das grandes novelas dos últimos tempos do mercado da bola finalmente acabou. Nesta sexta-feira (28), o Palmeiras anunciou a contratação de Vitor Roque, atacante que pertencia ao Barcelona e estava emprestado ao Betis.
O Verdão adquiriu 80% dos direitos do atleta de 19 anos, assinando um contrato de cinco temporadas com o reforço, até dezembro de 2029.
O atleta foi comprado por 25,5 milhões de euros (R$ 152 milhões), com o “Tigrinho” se transformando no reforço mais caro da história do clube e do futebol brasileiro como um todo.
O Barcelona, por sua vez, ficará com 20% dos direitos, visando uma futura revenda por parte do Palmeiras.
“Estou muito orgulhoso por fazer parte da Família Palmeiras. Foram dias tensos, de muita ansiedade para mim e para a minha família, mas, felizmente, deu tudo certo no final. É uma honra vestir a camisa do Maior Campeão do Brasil”, disse o jovem natural de Timóteo, interior de Minas Gerais.
“Desde que começaram a surgir as notícias sobre a possibilidade de eu me transferir para o Palmeiras, tenho recebido diversas mensagens de torcedores palmeirenses, e esse carinho fez toda a diferença. Não vejo a hora de me juntar aos meus companheiros e estar em campo para ajudar o Palmeiras”, completou.
Vitor Roque é o 6º reforço palestrino para 2025. Antes dele, chegaram os zagueiros Bruno Fuchs (Atlético-MG) e Micael (Houston Dynamo), o meio-campista Emiliano Martínez (Midtjylland) e os atacantes Paulinho (Atlético-MG) e Facundo Torres (Orlando City).
A contratação, que vinha sendo especulada há algum tempo, avançou bastante na última semana, mas ficou paralisada alguns dias por uma pendência envolvendo a Real Federação Espanhola de Futebol, que não permitia esse tipo de transferência com a janela local fechada.
Porém, Palmeiras e Betis lutaram pelo aval da Fifa e conseguiram a liberação para seguir a negociação. O Betis, por sua vez, topou liberar o atacante do empréstimo após ganhar do Barcelona mais 30% dos direitos do atacante Abde Ezzalzouli.
A negociação, inclusive, tinha que ser fechada até exatamente a sexta para o Verdão conseguir inscrever Vitor Roque, já que o mercado de transferências no Brasil será fechado nesta data – a nova abertura será somente em junho, antes do Mundial de Clubes.
Agora, o “Tigrinho” chegará a São Paulo nos próximos dias para iniciar os treinamentos sob o comando da comissão técnica de Abel Ferreira.