Após uma noite de sono tranquila, o papa Francisco tomou café da manhã normalmente nesta quarta-feira (26) e passou um tempo sentado na poltrona do seu quarto na Policlínica Gemelli, em Roma, enquanto continua o tratamento contra uma pneumonia bilateral e aguarda os resultados da tomografia computadorizada realizada nesta terça, segundo informaram fontes do Vaticano.
Francisco aguarda o resultado da nova tomografia depois que a última, realizada no dia 18 de fevereiro, diagnosticou uma pneumonia bilateral, e o prognóstico dos médicos continua reservado, o que significa que sua evolução não é especificada. Segundo o portal Vatican News, a divulgação dos resultados pode acontecer nesta noite.
O último relatório médico divulgado nesta terça-feira afirmou que o papa, de 88 anos, continua em estado “crítico”, mas “estável”, após 13 dias de internação.
A “estabilidade” do seu quadro também se aplica à insuficiência renal que foi diagnosticada nos últimos dias enquanto estava internado, que está “controlada” e não causa preocupação, segundo os médicos.
O pontífice segue trabalhando em seu quarto no hospital e continua recebendo aplicações de oxigênio, mas com fluxos em uma porcentagem “ligeiramente reduzida” em comparação aos dias anteriores.
Nos últimos dias, Francisco assinou algumas nomeações e decretos de canonização, como o de José Gregorio Hernández Cisneros, o primeiro santo da Venezuela.
Além disso, na tarde de segunda-feira, recebeu no hospital o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal italiano Pietro Parolin, e o vice-secretário de Estado, o venezuelano Edgar Peña Parra.
Enquanto isso e enquanto durar sua internação, cardeais, membros da Cúria e fiéis continuarão rezando o terço todas as noites na Praça de São Pedro, no Vaticano.