O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) ironizou o “sumiço” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, indicado para a Suprema Corte pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
“A campanha para encontrar o ministro André Mendonça está pegando fogo! Espero que encontremos logo, senão Lula indica mais um para a sua vaga por abandono… Aparece Mendonça, precisamos de você! Alguém precisa ter sensatez nesse STF”, escreveu o deputado em seu perfil no X, nesta quinta-feira (27).
O comentário do deputado coincide com a deflagração de uma crise diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos depois que o Itamaraty emitiu uma nota contra a declaração de um departamento do governo americano sobre a imposição de multas a empresas sediadas nos EUA e censura a residentes do país.
Apesar de não citar nominalmente a Suprema Corte brasileira, o posicionamento dos EUA diz respeito às decisões recentes do ministro Alexandre de Moraes. Antes de reagir à nota dos EUA, o Itamaraty consultou o ministro Alexandre de Moraes.
“O Mendonça apoia essa pantomima toda do STF? Não tem nem ele ali para se diferenciar em meio a essa mediocridade? Onde vossa excelência está, ministro André Mendonça? Algum sinal de vida? Ou de diferenciação ética? No aguardo”, disse o deputado em outra publicação.
“Podíamos começar a campanha hoje para encontrar o terrivelmente evangélico André Mendonça. Ele não pode estar de acordo com as patacoadas de Moraes, mas está desaparecido. Alguém aí sabe por onde anda?”, continuou o parlamentar.
Van Hattem diz que politização do Itamaraty ofendeu a sua própria tradição
Ao comentar sobre a reação do Itamaraty, Van Hattem criticou a postura do chanceler Mauro Vieira, classificando-a como um “ato vergonhoso”, que fere as tradições diplomáticas brasileiras, em especial a distinção entre questões de Estado e questões de governo.
“Acredito que a maioria dos diplomatas desaprova essa reação do Itamaraty em defesa de Moraes”, declarou.