O uso de sinalizadores e os objetos atirados no gramado da Neo Química Arena durante a final do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Palmeiras, nesta quinta-feira, não passaram batido por Matheus Delgado Candançan. O árbitro registrou as ações da torcida do Timão na súmula da partida, que terminou com o título alvinegro.
O juiz relatou, além da utilização de sinalizadores, que torcedores do Corinthians arremessaram um chinelo e fogos de artifício em campo.
Matheus Delgado Candançan também citou o tumulto no fim do Dérbi provocado por uma firula de Memphis Depay, e justificou as expulsões de José Martínez e Marcelo Lomba.
O venezuelano recebeu vermelho por, segundo o árbitro, “desferir um tapa no rosto” do goleiro alviverde, que revidou com um “chute no quadril” do meio-campista.
O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, foi expulso depois de protestar com os seguintes dizeres: “Vocês têm que ver direito, é tudo contra nós. Isso é um absurdo. Tais a roubar”.
“Informo que aos 74 minutos de jogo foi arremessado em direção ao local de aquecimento da equipe do Palmeiras um chinelo que veio da direção onde se encontrava a torcida mandante. Informo que aos 101 minutos de jogo a partida ficou paralisada por 2 minutos devido ao arremesso de fogos de artifícios dentro do campo de jogo, vindo do local onde se encontrava a torcida mandante. Informo que nos últimos minutos de jogo do segundo tempo a torcida mandante utilizou sinalizadores”.
Apoiado pela vantagem construída no jogo de ida, o Corinthians segurou um empate sem gols com o rival e levantou a tala do Paulistão pela 31ª vez, encerrando um jejum de seis anos sem ser campeão e impedindo o tetra do Verdão.
Com a 31ª conquista, o time do Parque São Jorge abre larga vantagem como maior campeão do Estado. A equipe agora está cinco taças à frente do Palmeiras, segundo colocado da lista com 26 títulos. Santos e São Paulo vêm logo atrás, empatados com 22.
O Corinthians não tem muito tempo para festejar, uma vez que retorna a campo já neste domingo. A partir das 20h (de Brasília), o Timão mede forças com o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.