O Departamento de Justiça dos Estados Unidos emitiu um memorando com instruções para investigar e processar funcionários locais que não cumpram as ordens do governo de Donald Trump sobre imigração.
O memorando, que circula entre a equipe do departamento e foi publicado pela imprensa americana, é assinado pelo procurador-geral adjunto interino Emil Bove.
“A lei federal proíbe autoridades estatais e locais de resistir, obstruir ou deixar de cumprir ordens e solicitações legais relacionadas à imigração”, aponta o memorando.
“Os escritórios dos promotores federais e as divisões jurídicas do Departamento de Justiça investigarão esses casos de má conduta para determinar se eles justificam um possível processo penal”, acrescentou o comunicado.
A ordem tem como alvo os funcionários das chamadas “cidades santuários”, dezenas de cidades, incluindo a maior do país – Nova York – que não cooperam com o governo dos EUA em questões de imigração e abrigam imigrantes ilegais.
O memorando também pede que funcionários do Departamento de Justiça tomem medidas legais contra as chamadas “leis santuários”.
Trump fez da imigração e da segurança nas fronteiras os pilares de seu segundo mandato na Casa Branca, com a ameaça de grandes batidas policiais e deportações em massa.