O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em entrevista à emissora Fox News na segunda-feira (10) que a Ucrânia “pode ser russa” algum dia.
Trump fez o comentário ao falar sobre as negociações para encerrar a guerra entre ucranianos e a ditadura de Vladimir Putin, iniciada há quase três anos.
“Eles [Ucrânia] podem fazer um acordo, podem não fazer um acordo. Eles podem ser russos algum dia, ou podem não ser russos algum dia”, disse Trump.
Nesta segunda-feira, a imprensa americana informou que o vice-presidente americano, J. D. Vance, e Zelensky devem se reunir durante a Conferência de Segurança de Munique, que será realizada na Alemanha a partir de sexta-feira (14).
Na entrevista à Fox News, Trump voltou a cobrar um acordo para que a Ucrânia entregue terras raras aos Estados Unidos em troca do apoio na guerra contra a Rússia.
Terras raras é um termo que designa um conjunto de 17 elementos químicos, fundamentais para a fabricação de motores.
“Eles têm terras tremendamente valiosas em termos de terras raras, em termos de petróleo e gás, em termos de outras coisas. Quero ter nosso dinheiro garantido”, disse ele.
“Eu disse a eles que quero o equivalente, como US$ 500 bilhões em terras raras, e eles essencialmente concordaram em fazer isso, então pelo menos não nos sentimos estúpidos. Caso contrário, somos estúpidos. Eu disse a eles, ‘Temos que conseguir alguma coisa’. Não podemos continuar pagando esse dinheiro”, acrescentou Trump.