Data e Hora

Trump diz que EUA “não precisam” do Brasil

O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (20) que o Brasil e a América Latina precisam “muito mais dos EUA do que os EUA precisam deles”. O republicano também questionou o papel do Brasil nas negociações pela paz na Ucrânia.

Trump fez as declarações ao ser questionado em entrevista no Salão Oval da Casa Branca pela repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, sobre como vê a relação com a América Latina e o Brasil.

“[A relação é] ótima, deve ser ótima. Eles precisam da gente muito mais do que precisamos deles. Nós não precisamos deles, eles precisam de nós. Todos precisam de nós”, afirmou.

Trump também foi perguntado sobre o papel do Brasil nas negociações para encerrar a guerra na Ucrânia. “Isso é bom. Estou pronto. [Mas] Como o Brasil se envolveu nisso? É novo para mim, não sei como o Brasil ficou envolvido”, disse o presidente dos EUA.

O governo Lula e a China articulam um plano de cessar-fogo para a região que prevê uma conferência internacional com a participação de Rússia e Ucrânia. Em agosto de 2024, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que a alegada neutralidade do petista não é honesta com o país e nem mesmo com os próprios brasileiros.

“Isso é apenas retórica política. Não é uma fala honesta. Não é honesta nem conosco nem com o povo brasileiro. Porque todo mundo sabe quem iniciou essa guerra”, disse Zelensky. 

Um mês depois, o líder ucraniano afirmou ainda que países como Brasil e China deveriam condenar atitudes colonialistas, como a da Rússia. “Temos que defender a Carta das Nações Unidas e garantir o nosso direito – o direito da Ucrânia – à integridade territorial e à soberania, tal como fazemos com qualquer outra nação”, frisou.

Lula desejou um mandato “exitoso” a Trump

Horas antes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desejou a Trump um mandato “exitoso” que promova “que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”.

“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse”, disse o mandatário brasileiro em suas redes sociais, pouco depois de Trump ser empossado no Capitólio, sede do Congresso americano.

Antes da cerimônia de posse, o petista já havia ressaltado, em reunião com seus ministros, em Brasília, que não queria “brigas” com Trump, apesar de suas profundas diferenças ideológicas.

“Nós não queremos briga nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia, nem com a Rússia. Nós queremos paz”, disse o presidente durante a primeira reunião do ano com seu gabinete.

República

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress