O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (25) a criação de um “gold card” (“cartão dourado”), uma permissão de imigração para milionários que queiram se estabelecer no país e que terão os mesmos privilégios dos residentes permanentes, que possuem o conhecido “green card”.
“Vamos vender um ‘cartão dourado’. Existe o ‘green card’, mas este será um ‘gold card’. Colocaremos uma etiqueta de preço de cerca de US$ 5 milhões nele, e isso lhes dará os privilégios do ‘green card’, além de um caminho para a cidadania americana”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca.
Ele referiu-se à nova permissão de imigração como “Trump gold card”, sugerindo que ela poderia levar seu próprio nome.
“Isso atrairá muitas pessoas para o nosso país que serão ricas e que tiveram muito sucesso e que gastarão muito dinheiro, pagarão muitos impostos e darão emprego a muitas pessoas. Acreditamos que será um grande sucesso”, declarou.
O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, que estava com Trump no Salão Oval, acrescentou que a medida entrará em vigor em cerca de duas semanas e servirá para substituir o Programa de Imigração de Investidores EB-5, que permite que investidores, juntamente com seus cônjuges e filhos menores de 21 anos, obtenham residência permanente nos Estados Unidos.
Um repórter questionou Trump no momento do anúncio se era possível que um oligarca russo, por exemplo, obtivesse o cartão. O presidente respondeu afirmativamente. “Sim, possivelmente”.
Lutnick afirmou que o programa EB-5 atual é “fraudulento”, e por isso será substituído, mas não entrou em detalhes.
O visto EB-5 foi criado pela Lei de Imigração de 1990 e oferecia a investidores estrangeiros a possibilidade de obter residência permanente se fizessem um investimento substancial em uma empresa dos EUA e, por sua vez, gerassem pelo menos 10 empregos em tempo integral para cidadãos dos EUA ou imigrantes autorizados a trabalhar.
Ao longo dos anos, o Congresso modificou esse programa e suas condições de qualificação várias vezes.
Por exemplo, em 2022, foi estabelecido que o investimento mínimo para se qualificar para o programa EB-5 seria de US$ 1.050.000, embora algumas exceções tenham sido previstas.