Com 40 anos de idade, o zagueiro Thiago Silva segue se destacando no futebol brasileiro com a camisa do Fluminense. Em entrevista concedida nesta quarta-feira (23), o defensor saiu em defesa dos “quarentões” do futebol brasileiro.
Thiago usou LeBron James, astro do Los Angeles Lakers, como exemplo e comparou o camisa 23 com nomes como Nenê e Fábio – o meia de 43 anos veste a camisa do Juventude, enquanto o goleiro de 41 é companheiro de Thiago no Flu.
“Eu sou fã de esportes. Acompanho muito a NBA. Meu time é LeBron James, independentemente de onde ele esteja, sabe? Hoje, [Los Angeles] Lakers, né? E sempre que tem jogos e eu tenho a oportunidade de ver, eu acompanho lá o ‘Papai LeBron’. Para a gente, é muito especial porque a gente sabe que, num cenário de esporte, a discriminação com a idade é muito grande, né? E, às vezes, a gente olha mais para fora do que propriamente para dentro da nossa casa”, disse.
E aqui no nosso país, a gente tem vários jogadores que jogam em alto nível com 40 anos, 41, 43, no caso do Nenê. O Fábio, aqui, também. Mas, quando a gente vê o LeBron jogando: ‘Ah, o LeBron é incrível’; ‘Ele é o melhor da história’; ‘Ele se cuida'”.
Na sequência, Thiago reclamou que os jogadores brasileiros não “recebem o devido valor” mesmo atuando em uma idade mais avançada.
“Só os [atletas] de fora se cuidam, os nossos a gente não dá muito valor. Então, eu dou valor, sim, porque eu sei o quanto é difícil você estar jogando num alto nível com a idade que tem. Às vezes, a gente tem que tirar um pouquinho [de energia] do treino para dar o restante no jogo. Eu costumo falar: ‘Não dá para treinar, com a idade que eu tenho, do jeito que os meninos treinam, e jogar'”, desabafou.
“Não dá mais. Mas se a gente conseguir fazer uma coisa equilibrada, com certeza, isso vai alongar um pouco a nossa carreira, a gente vai continuar jogando em alto nível que nem o LeBron está jogando”.
Aos 40 anos de idade e em sua 21ª temporada na NBA, LeBron James teve médias de 24,4 pontos, 8,2 assistências e 7,8 rebotes por jogo na temporada regular, ajudando os Lakers a terminarem na 3ª colocação do Oeste e irem aos playoffs, onde estão enfrentando o Minnesota Timberwolves – o Jogo 3 da série terá transmissão do Disney+, na sexta-feira (25), às 22h30 (de Brasília).