A sonda Blue Ghost, da Firefly Aerospace, iniciou oficialmente sua jornada rumo à Lua, registrando imagens da Terra enquanto se afastava. A espaçonave está programada para entrar na órbita lunar nos próximos dias, com pouso previsto para o dia 2 de março.
Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), a Firefly Aerospace confirmou que a Blue Ghost já está a caminho da órbita lunar. A empresa destacou que a manobra de correção de trajetória foi realizada com tanta precisão que não será necessária uma nova intervenção.
“Com a Terra no espelho retrovisor, estamos em velocidade de cruzeiro até chegarmos à órbita da Lua e realizarmos a Inserção na Órbita Lunar em apenas alguns dias”, declarou a Firefly Aerospace.
Se tudo ocorrer conforme planejado, a Blue Ghost deve pousar na superfície lunar no dia 2 de março. A missão faz parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA, que busca incentivar a participação de empresas privadas na exploração lunar.
O sucesso dessa missão pode representar um avanço significativo para futuras operações comerciais e científicas na Lua, contribuindo para projetos de exploração espacial e para a eventual instalação de bases lunares.
Leia Também: Astronautas captam aurora boreal ‘dançando’ no Espaço