O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) viralizou nas redes sociais com um vídeo em que faz piada com a fala recente do presidente Lula (PT) em que o petista pede que a população não compre alimentos caros para forçar a queda dos preços e ajudar o governo a combater a inflação.
Durante entrevista a rádios da Bahia, nesta quinta-feira (6), Lula disse o seguinte:
“Uma das coisas mais importantes para que a gente possa controlar o preço é o próprio povo. Se você vai no supermercado aí em Salvador e você desconfia que tal produto tá caro, você não compra. Ora, se todo mundo tiver essa consciência e não comprar aquilo que ele acha que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar (o preço) pra vender, porque se não vai estragar”.
A declaração repercutiu mal na imprensa e nas redes sociais, o que gerou diversas críticas e piadas.
Ainda na noite da quinta-feira, o deputado Nikolas Ferreira publicou um vídeo em suas redes sociais simulando uma série de situações em que o alto preço dos serviços impedem a sua aquisição.
“Se a água está cara, é só não tomar banho. Se você está com fome, é só não comer. Se a conta de luz está cara, é só não ligar. Se a gasolina está cara, é só não andar de carro. Se a passagem está cara, é só ficar em casa. Se o presidente está ruim, é só tirar”, diz Nikolas ao encenar situações cômicas.
Lula culpou Campo Neto pela inflação
Na mesma entrevista, Lula culpou o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pela disparada da cotação do dólar no final do ano e que influenciou – entre outros motivos – a alta nos preços dos alimentos.
Para o petista, Campos Neto armou uma “arapuca” que não tem como se desfazer de uma hora para a outra, mas que espera que a recente queda da cotação para menos de R$ 6 ajude a diminuir o preço dos alimentos.