O pentacampeão Rivaldo não poupou críticas ao Brasil após a goleada histórica para a Argentina por 4 a 1, na última terça-feira, em Buenos Aires, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo.
O ex-meia afirmou que os jogadores estavam perdidos e que se sentiria envergonhado se estivesse em campo.
“Foi uma atuação decepcionante. O time entrou em campo completamente desorganizado, sem criatividade, sem reação e dando muito espaço para a Argentina. Faltou intensidade e atitude para decidir, o time não conseguiu criar muito no segundo tempo. Os jogadores estavam perdidos, sem saber como responder e a Argentina jogou muito bem”, disse o ex-jogador à Betfair.
”Foi triste demais e agora tem de aceitar as críticas, aprender com os erros e buscar uma reação para superar essa fase tão difícil que o Brasil se encontra. Nem sei mais o que falar, é triste demais ver o Brasil jogar como jogou ainda mais tão perto de uma Copa do Mundo. A seleção precisa se acertar para ganhar confiança e principalmente para não sofrer um vexame desse em uma Copa do Mundo”, completou.
Rivaldo aproveitou ainda para cobrar três jogadores do elenco comandado por Dorival Jr.: Vinicius Jr, Raphinha e Rodrygo.
”O Brasil entrou dormindo porque venceu a Colômbia, mesmo jogando um jogo mais ou menos, que ganhou com um gol no minuto final. Mas contra a Argentina você precisa de algo mais e isso não aconteceu. Se tivesse jogado, estaria com vergonha. No Brasil precisa de mais. Vinicius Jr. precisa aparecer mais, morder mais. Raphinha, Rodrygo também precisam jogar mais na seleção”, avaliou.
A amarga derrota aumentou a pressão sobre Dorival Jr., que terá futuro definido em uma reunião ao lado de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, na sexta-feira (28).
Para Rivaldo, o treinador tem sim sua parcela de culpa, assim como todos os jogadores.
“Dorival está tentando consertar uma situação que vem lá de trás já com os problemas que tinha fora de campo e não tá conseguindo. Ele tem sua parcela de culpa, mas os jogadores também são culpados. Acho que todos os jogadores têm sua participação, todo mundo passou vergonha, foi feio esse jogo”, afirmou.
A polêmica declaração de Raphinha
Rivaldo também comentou a polêmica declaração de Raphinha antes da partida.
Em entrevista a Romário TV, o atacante do Barcelona disse que os jogadores do Brasil iriam “dar porrada dentro e fora de campo” na Argentina.
“O Raphinha está fazendo uma temporada maravilhosa, podendo ser considerado o melhor do mundo. A seleção não pode atrapalhar ele nesse prêmio. É a chance dele. Ele tem que ter sangue no olho e passar por cima desses caras para não perder um prêmio que vai ficar para a história por causa de um 4×1 pra Argentina. Ele não pode dar essa brecha, de falar que vai bater nos caras. Adoro o Raphinha, tem até um pouco a minha característica, a maneira que ele joga. Mas não dá essa brecha. Fala que vai ser um jogo difícil, não que vai bater em alguém. Dá moral para os caras, mas chega em campo e come a bola”, opinou.