Data e Hora
Quinta-Feira, 10/Abril/2025

Renato reencontra Thiago Silva, que virou tricolor por causa do técnico

Renato Gaúcho foi oficialmente anunciado como novo treinador do Fluminense nesta quinta-feira (3). Em sua sétima passagem como treinador do Tricolor, o ex-atacante reencontrará um velho conhecido: Thiago Silva.

Entre 2007 e 2008, o camisa 3 foi comandado no Flu por Renato. Juntos, os dois conquistaram a Copa do Brasil, primeiro título de ambos, e levaram o clube à final da CONMEBOL Libertadores, perdida para a LDU.

A história dos dois, porém, começou muito antes disso – e não de forma intencional. Em 1995, Renato era atacante do Fluminense, enquanto Thiago, ainda criança, torcia para o Vasco. Eis que, na final do Campeonato Carioca daquele ano, o camisa 7 selou o título tricolor com um heroico gol de barriga nos minutos finais da vitória por 3 a 2 sobre o Flamengo.

Indiretamente, Renato fez o vascaíno Thiago Silva “virar a casaca”, como o próprio admitiu 12 anos depois.

“Eu era vascaíno, mas fiquei arrepiado, comovido com aquele gol de barriga do Renato Gaúcho. Na hora, me dei conta de que não era mais torcedor do Vasco”, disse ao site GE.

“Não estava no Maracanã. Assisti ao jogo em casa, ao lado da minha família. Ainda bem que me tornei tricolor. E não tenho qualquer problema de falar sobre isso. Virei torcedor do Fluminense naquele dia e por causa do gol de barriga”, seguiu.

“Meu padrasto era tricolor e meu irmão mais velho, vascaíno. Teve um dia que peguei ele chorando, mas chorando muito porque o Vasco tinha perdido. Eu fiquei triste, olhei para ele daquele jeito e pensei: “Não quero sofrer desse jeito, não. Tô fora, quero ser feliz”. Logo depois, teve aquele Fla-Flu, o gol do Renato, aquela festa, aquela euforia na cidade toda, meu padrasto, que é tricolor, rindo à toa… decidi na hora: sou Fluminense, com muito orgulho”, completou.

Mal sabia ele que, além de se tornar jogador do clube de coração, também seria comandado por aquele que lhe fez torcer pelo Tricolor. Em abril de 2007, Renato assumiu o Fluminense para sua quarta passagem como comandante – para a alegria de Thiago Silva, que torceu pelo acerto.

“Torci mesmo. Trabalhar com o Renato era um sonho para mim, afinal, qual o tricolor que não quer conviver com o cara que fez o gol de barriga? Comigo não era diferente. Mas o Renato nunca me dava abertura para contar e, marrento do jeito que é, não quis dar mole de chegar para ele falando sobre isso. Mas quando ele deu uma brecha, eu fui e contei”, revelou em 2008.

Juntos, Renato e Thiago trabalharam em 66 jogos, com 33 vitórias, 19 empates e 14 derrotas. O defensor anotou 12 gols. Agora, ambos terão juntos novas missões, como a disputa do Mundial de Clubes no meio do ano. A estreia, porém, será muito antes, neste domingo (6) contra o Red Bull Bragantino.

Próximos jogos do Fluminense

www.espn.com.br – FUTEBOL

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress