A quinta onda de calor de 2025 começa a se estabelecer no Brasil a partir desta sexta-feira (28) e deve se estender até, pelo menos, 6 de março.
A novidade é que os meteorologistas da Climatempo atualizaram a área de atuação do fenômeno, estendendo-o para o sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul na área em vermelho (temperaturas de 5°C a 7° acima da média climatológica para o período).
Na atualização, conforme o mapa abaixo, os termômetros estarão mais elevados em áreas dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A previsão é que a onda de calor intensifique a circulação do ar de cima para baixo, inibindo a formação de nuvens e favorecendo o aumento das temperaturas de maneira mais expressiva ao longo dos próximos dias.
Já as áreas em laranja do mapa, abrangendo partes de partes de Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Tocantins, Pernambuco e Ceará terão temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média histórica de março.