O título do Campeonato Paulista será, enfim, decidido nesta quinta-feira (27). Após dias parados por conta da Data Fifa, Corinthians e Palmeiras se enfrentam às 21h35 (de Brasília), na Neo Química Arena, no dérbi que coroará o campeão estadual de 2025.
A vantagem momentânea é do Corinthians, que venceu no Allianz Parque por 1 a 0, gol de Yuri Alberto, e precisa só de um empate para levantar o troféu. O Verdão, fora de casa, vai pressionado para vencer por dois gols de diferença. Se fizer um, a decisão irá para os pênaltis.
A final de 2025 coloca frente a frente os dois maiores campeões do estadual de São Paulo, tratado como o principal do país. O Corinthians é quem lidera o ranking, com 30 canecos, o último deles em 2019. Ganhar de novo significaria aumentar a distância para os rivais.
O Palmeiras, por sua vez, é o segundo da lista, com 26 títulos, número que aumentou muito em tempos recentes. Desde que Abel Ferreira assumiu a equipe, foram três conquistas seguidas (2022, 2023 e 2024). Se conseguir o quarto, vai igualar o que o extinto Paulistano conseguiu entre 1916 e 1919.
O ranking dos principais campeões do estado tem ainda São Paulo e Santos, empatados com 22 troféus cada.
Veja o ranking de títulos do Paulistão:
-
Corinthians – 30
-
Palmeiras – 26
-
São Paulo e Santos – 22
-
Paulistano – 11
-
São Paulo Athletic – 4
-
Portuguesa e AA das Palmeiras – 3
-
Americano, Germânia, Internacional, São Bento e Ituano – 2
-
São Caetano, Albion, Juventus, Inter de Limeira e Bragantino – 1