Coordenadas pelo Ministério da Defesa, 1.829 oficinas práticas nas áreas de saúde, educação, tecnologia, meio ambiente e cultura, entre outras, envolveram universitários e professores
Depois de três semanas, as atividades do Projeto Rondon em Minas Gerais – “Sul de Minas I” e “Sul de Minas II” – chegaram ao fim. Sob coordenação do Ministério da Defesa, foram realizadas 1.829 oficinas práticas nas áreas de saúde, educação, tecnologia, meio ambiente, cultura entre outras. Cerca de 65.400 pessoas foram beneficiadas, em 24 municípios mineiros. As ações sociais ocorreram em duas etapas. A primeira, de 17 a 31 de janeiro; a segunda, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro.
As atividades contaram com a participação de 495 universitários e professores, conhecidos como rondonistas, oriundos de dez estados, além do Distrito Federal. O Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais, do Ministério da Defesa, Idervânio da Silva Costa, ressaltou a importância do Projeto Rondon . “Os números mostram a grandiosidade destas operações. A parceria entre governo federal, estadual e municipal, Forças Armadas e Instituições de Ensino Superior é essencial para as ações acontecerem. Em cada cidade visitada a gente vê a sociedade engajada e transformada. Os estudantes deram uma aula de cidadania e de solidariedade”, disse.
- .
Nesta edição, a “Operação Sul de Minas I” contemplou os municípios de Brazópolis; Careaçu; Conceição dos Ouros; Piranguinho; Delfim Moreira; Gonçalves; Heliodora; Jesuânia; Lambari; Marmelópoles; São José do Alegre; e São Sebastião da Bela Vista. Já a Operação Sul de Minas II atendeu as cidades de Andradas; Bueno Brandão; Córrego do Bom Jesus; Estiva; Cambui; Ibitiúra de Minas; Monte Sião; Munhoz; Senador Amaral; Senador José Bento; Ouro Fino; e Toledo.
História
O Projeto Rondon tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas, além do fortalecimento da cidadania com a realização de atividades que promovem o bem-estar social e fomentam a qualidade de vida da população atendida. As próximas edições do Projeto estão previstas para ocorrer no Amazonas e no Paraná.
-
- Desde 2005, foram realizadas 96 operações, em 24 unidades federativas e 1.300 municípios. A estimativa é que o Projeto Rondon tenha beneficiado diretamente cerca de 1,8 milhão de pessoas.
Por Ministério da Defesa