Data e Hora

Projeto leva capacitação, maquinas e equipamentos para comunidades rurais

Com o objetivo de promover a capacitação em associações e cooperativas de assentamentos e o aumento da produtividade com entrega de máquinas e equipamentos, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desenvolveram o Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar em Mato Grosso. O investimento será de mais de R$ 30 milhões.

De acordo com o Mapa, serão beneficiadas mais de 3,9 mil famílias mato-grossenses de diferentes cidades e regiões do estado. Associações e cooperativas localizadas em assentamentos rurais nestes municípios que já passaram pela capacitação, começam a receber as máquinas e equipamentos para atuar na produção de alimentos.

Conforme as necessidades de cada comunidade, serão entregues tratores, roçadeiras, carreta, reboque, perfurador de solo, distribuidor de sementes, grade aradora ,kit irrigação, entre outros, e até equipamentos como freezer, caixa de abelhas, beneficiadora de arroz, de acordo com o demanda para o desenvolvimento da produção da localidade.

“Pensamos em um programa estruturante que desse mais competitividade e oportunidade aos agricultores e agricultoras que precisam desse incentivo para alavancar a produção das comunidades rurais e, assim, promover mais uma ferramenta de desenvolvimento regional, dando chance às pequenas propriedades de alavancarem sua produção de forma moderna e sustentável”, disse o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Mulheres na agricultura

Além disso, o programa conta com formação voltada à capacitação de mulheres rurais e suas famílias, com enfoque na gestão prática, na liderança feminina e na diversificação das atividades produtivas. Voltado ao empreendedorismo feminino no campo, o projeto é realizado diretamente nas comunidades beneficiadas promovendo a participação das mulheres no desenvolvimento da atividade.

Máquinas e equipamentos

As primeiras entregas de máquinas e equipamentos acontecem a partir do dia 28 de fevereiro nos municípios de Pedra Preta e São José do Povo, seguindo para Rondonópolis, Tangará da Serra, Nortelândia, Várzea Grande e Acorizal.

Patrulhas completas serão destinadas às associações e cooperativas cadastrados para preparo do solo e cultivo de alimentos. Em seguida, serão entregues os equipamentos da fase seguinte do projeto, para utilização no beneficiamento da produção.

Canal Rural

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress