Data e Hora

Pós-festa: restaurantes abertos dia 1º de janeiro em São Paulo e no Rio de Janeiro

O primeiro dia de 2025 será numa quarta-feira. Para quem estiver em São Paulo ou no Rio de Janeiro e preferir fugir da cozinha, é bom se antecipar pois muitos restaurantes aproveitarão a data para uma merecida folga.

Por isso, se você quer garantir uma refeição fora de casa, confira a nossa lista de restaurantes que estarão abertos no dia 1º de janeiro, nas duas cidades.

Restaurantes abertos 1° de janeiro em São Paulo:

Rancho Português

Para os apreciadores da gastronomia lusitana, o tradicional Rancho Português abrirá as portas no primeiro dia do ano para um almoço tipicamente da terrinha. Diferentes receitas com bacalhau, frutos do mar, cordeiro e petiscos são encontrados por lá. O Leitão à Bairrada, o Bacalhau à moda do rancho, uma posta de bacalhau frita no azeita com batatas douradas, brócolis, azeitonas, pimentão, alho e salsinha e as irresistíveis sobremesas portuguesas ajudarão a tornar o seu primeiro dia do ano mais feliz.

Rancho Português: Avenida Dos Bandeirantes, 1051 – Vila Olímpia/Tel.: (11) 2639-2077/ Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 22h.

Cantón


Uma das opções do menu é o polvo grelhado com brócolis e cogumelos ao molho cantón com alho crocante, batatas rústicas com páprica defumada, pimenta de sechuan e picles de nabo / Divulgação
Uma das opções do menu é o polvo grelhado com brócolis e cogumelos ao molho cantón com alho crocante, batatas rústicas com páprica defumada, pimenta de sechuan e picles de nabo / Divulgação

Do chef  Marco Espinoza, o Cantón abrirá no primeiro dia do ano em seus dois endereços de São Paulo, nos bairros de Moema e Pompéia. Servindo receitas peruanas e chinesas, a decoração do espaço é uma viagem à Ásia. Para começar, os clientes encontrarão no menu opções para compartilhar como os wontons fritos com frango e porco; Siu May, recheado ao vapor com carne de porco e camarão;  além de duplas de sanduíches feitas no vapor como o Fried Chicken Buns.
A estrela da casa é o Pato Pequim, um pato assado com molho teriyaki acompanhado de mandarin pancakes, maionese de gergelim, salada de pepino com molho de alho e aioli apimentado. O cardápio conta ainda com outras sugestões de pratos principais, como o polvo grelhado com brócolis e cogumelos ao molho cantón com alho crocante, batatas rústicas com páprica defumada, pimenta de sechuan e picles de nabo; camarão ao curry, entre outros.Cantón Moema: Avenida Juriti 587/Tel.: (11) 5051-9755 / Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 13h às 22h.
Cantón Pompéia: Rua Padre Chico, 631/Tel.: (11) 3872-8948 / Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 13h às 22h. 

Santo Colomba


Trenette a Santo Colomba: massa fresca com molho de tomate, camarões rosas, anéis de lula, polvo e mexilhões / Divulgação
Trenette a Santo Colomba: massa fresca com molho de tomate, camarões rosas, anéis de lula, polvo e mexilhões / Divulgação

Além de abrir com cardápios especiais para Natal e Réveillon, o Santo Colomba, do chef Alencar, abrirá com seu menu fixo no primeiro dia do ano
apenas para almoço. Os grandes destaques do cardápio são as massas artesanais como o Trenette a Santo Colomba (massa fresca com molho de tomate, camarões rosas, anéis de lula, polvo e mexilhões e o Gnocchi alla Sorrentina (massa de batata, molho ao sugo com manjericão e gratinado com mozzarella de búfala e parmesão. Outras boas sugestões para começar o ano são a Cotoletta alla Bolognese (prime rib suíno empanado, molho de pecorino, presunto cru e salada de folhas ) e o Carpaccio Santo Colomba (carpaccio de carne, mozzarella de búfala, rúcula e molho à base de azeite, limão siciliano e alcaparras. Para finalizar, a sugestão da casa é o tradicional Tiramisù.

Santo Colomba: Alameda Lorena, 1157 – Jardim Paulista/Tel.: (11) 3061-3588/ Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 15h.

Tuy, Cocina


Arroz Negro do Tuy, Cocina
Arroz Negro do Tuy, Cocina • Rubens Kato

O Tuy Cocina, endereçado nos Jardins, traz os sabores ibéricos em ambiente descontraído e arejado. E para aproveitar o primeiro dia do ano, o restaurante funcionará das 12h às 22h, servindo autênticos pratos e tapas espanhóis, vale provar: Gambas al Ajillo, camarões no azeite com alho e pimenta, o  Polvo à Lagareiro, com polvo grelhado, batatas ao murro, cebola e alho, e o Arroz Negro, um arroz espanhol com anéis de lula na própria tinta, polvo, tomate sweet grape, vagem, bacon, pimentão piquillo, páprica picante e aïoli.

Tuy, Cocina: Rua Padre João Manuel, 1156 – Jardins/ Tel.: (11) 91641-1309 ou (11) 3167-7774 / Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 22h.

Amadeus


Cuscuz com camarões, palmito e ervilha do Amadeus
Cuscuz com camarões, palmito e ervilha do Amadeus • Divulgação Amadeus

Há mais de 35 anos sob o comando da família Masano, o Restaurante Amadeus é considerado um clássico endereço para amantes de peixes e frutos do mar em São Paulo. Gerenciado e orquestrado por Ana e Tadeu Masano, vale provar a Casquinha de Siri servida na concha de vieira, o Peixe no papelote, o incrível cuscuz com camarões brancos, palmito e ervilha, entre outros.

Amadeus: R. Haddock Lobo, 807 – Cerqueira César / Tel.: (11) 3061-2859 (11) ou 3088-1792 / Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 15h30. 

Arábia


Arabia_Doze Pratos_Ingá
Pratos variados do Arábia • Ingá

A famosa casa de cozinha libanesa funciona normalmente no primeiro dia do ano. Entre as sugestões do que pedir por lá, vale provar um dos mezzés, combos feitos para quem quer provar diversos pratos. O Doze (serve de 3 a 4 pessoas) leva à mesa charuto de folha de uva, quibes fritos, falafel, quibe cru, salada fatuch, salada arabia, tabule, homus, coalhada seca, babaganuch, linguiça síria e conservas. Não deixe de pedir as esfihas, claro!

Arábia: R. Haddock Lobo, 1397 – Jardim Paulista / Tel.: (11) 3061-2203 / Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 23h.

Carlota


Filé Wellington do Carlota_Carlota_Roberto Seba
Filé Wellington do Carlota • Roberto Seba

Mix de bistrô e cozinha de avó, o Carlota é a melhor tradução de cozinha de afeto, com os toques antenados e contemporâneos da chef Carla Pernambuco. Ao longo de quase 30 anos de portas abertas na cidade de São Paulo, o restaurante se transformou em um ícone num belo casarão no bairro do Higienópolis. Em 1º de janeiro, o Carlota funciona das 12h às 17h, oferecendo tanto o cardápio clássico da casa, sempre em constante renovação, quanto um menu especial para as celebrações.

Carlota: Rua Sergipe, 753, Higienópolis / Reservas via WhatsApp (11) 98225-6030 / Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 17h.

Lido Amici di Amici


Ambiente_Lido Amici di Amici_Créditos_ Laís Acsa
Fachada do Lido Amici di Amici • Laís Acsa

Localizado em Pinheiros e inspirado nos estabelecimentos do litoral italiano, o Lido Amici di Amici propõe uma cozinha de raízes genovesas, terra do chef e sócio Roberto Rebaudengo. Para iniciar o ano de 2025, oferecem um menu fechado de quatro etapas com uma taça de Prosecco ou cocktail. Entre as sugestões, estão o Cozze della Fortuna, mexilhões servidos com abacaxi grelhado e laranja, o Paccheri con Gambero Rosso e Fave, massa com creme de fava verde e camarão carabineiro, e o Capponmagro, composição de peixe temperado com limão e frutos do mar frescos, dispostos sobre camadas de legumes coloridos, guarnecidos com crustáceos e mariscos, finalizados com salsa verde de salsinha, alcaparras e anchovas italianas. Para finalizar a refeição, umas das opções é a Caprese do Pará, versão brasileira da clássica torta di Capri, com castanha de caju e castanha-do-pará, servida com chantilly e calda de frutas vermelhas. No dia 01/01, funcionam das 12h às 17h.

Lido Amici di Amici: Rua Fradique Coutinho, 282 – Pinheiros / WhatsApp:  (11) 99023‑9890‬ / Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 17h. 

Ráscal


Fachada restaurante Rascal
Ráscal abrirá as portas de suas dez unidades em SP no primeiro dia de 2025. Na foto, a que está localizada no Conjunto Nacional • Pedro Napolitano Prata

Atualmente com 11 endereços, dez em São Paulo e um no Rio, a marca acaba de completar 30 anos e segue fiel aos conceitos que nortearam sua criação: um restaurante onde é possível comer bem, de forma rápida e com um ótimo custo-benefício. À estação aberta de massas e carnes soma-se o bufê de frios, antepastos e saladas. Em ambos, o cliente pode se servir à vontade, quantas vezes quiser, por um preço fixo.

Ráscal: Conjunto Nacional – Al. Santos, 2.152, Cerqueira César / Tel.: (11) 91021-3139 / Horário de funcionamento dia 1º de janeiro: das 12h às 15h30 e das 19h às 22h. Confira no site oficial do restaurante os outros endereços e horário completo de funcionamento.

Restaurantes abertos 1° de janeiro no Rio de Janeiro:

Magnólia


Ambiente Magnólia
Ambiente Magnólia • Guiga Lessa

Com nome inspirado na música de Jorge Ben Jor, o Bar Magnólia, que resgata a velha boemia de Ipanema, funcionará no dia 1º de janeiro, a partir das 15h. Criado pelo chef executivo do grupo, Rodrigo Guimarães, o menu do Magnólia é descomplicado e traz receitas que são, antes de tudo, parte da memória afetiva de muita gente. Para beber, o mais do que obrigatório chope gelado, cremoso e tirado à perfeição, as tradicionais batidas e a carta de drinques, elaborada pelo mixologista Marcelo Emídio, que reúne os clássicos da alta coquetelaria e as bebidas mais apreciadas nos balcões cariocas.

MagnóliaRua Garcia d’Ávila, nº 151 – Ipanema / Tel.: (21) 3042-0886 / Horário de funcionamento no dia 1º de janeiro: das 15h à 0h; 

Spicy Fish


Ambiente do Spicy Fish • Rodrigo Azevedo Fotografia
Ambiente do Spicy Fish • Rodrigo Azevedo Fotografia

Uma ‘Ásia tropical’ inspirada num pôr do sol em Bali foi o ponto de partida para a concepção do Spicy Fish. No dia 1º de janeiro,  a casa funcionará a partir das 15h, com seu menu que apresenta uma fusão asiática, tendo como bases as cozinhas coreana e japonesa. A carta de drinques foi elaborada pelo chefe de mixologia do Grupo Gitan, Marcelo Emídio, com forte inspiração na cultura oriental e se valendo de ingredientes típicos como o yuzu, a flor de cerejeira, o soju e a lichia.

Spicy FishRua Maria Quitéria, 99 – Ipanema / Tel.: (21) 3490-4335 / Horário de funcionamento no dia 1º de janeiro: das 15h à 00h. 

Posì Mozza & Mare

De atmosfera inspirada na Costa Amalfitana, com referências náuticas e um ambiente acolhedor,  o Posì Mozza e Mare é um restaurante italiano especializado em frutos do mar, com preparo especial na brasa de peixes, polvos, lagostas e camarões, além de massas frescas artesanais feitas na casa.  No dia 1º de janeiro, a partir das 15h, a casa funcionará normalmente, com menu criado pelo Chef Executivo do grupo Gitan, Rodrigo Guimarães, e drinques de Marcelo Emídio.

Posì Mozza & Mare: Rua Aníbal de Mendonça, 158 – Ipanema / Tel.: (21) 99932-7001 /  Horário de funcionamento no dia 1º de janeiro: das 15h à 00h.

Pici Trattoria

O Pici Trattoria, italiano tradicional, que nos anos de 2024, 2020 e 2019 recebeu o prêmio Bib Gourmand do Guia Michelin, possui um ambiente clássico, inspirado pelo Jazz, trilha sonora permanente da casa. No menu, criação do chef Executivo do grupo Gitan, Rodrigo Guimarães, destaque para as receitas tradicionais com ingredientes vindos da Itália e drinques de Marcelo Emídio. O restaurante funcionará a partir das 15h no dia 1º de janeiro.

Pici Trattoria: Rua Barão da Torre, 348 – Ipanema / Tel.: (21) 99757-9160 / Horário de funcionamento no dia 1º de janeiro: das 15h à 00h.

Oia


Fachada do Oia
Fachada do Oia • Guiga Lessa

Boa opção de culinária grega na cidade, indicado no Guia Michelin em 2024, o Oia funcionará a partir das 15h no dia 1º de janeiro. O novo menu do Oia traz ainda mais o mediterrâneo para as receitas,  ampliando as influências de outros países da região e utilizando produtos do Rio de Janeiro, garantindo a qualidade e o frescor dos pratos.

Oia: Rua Barão da Torre, 340 – A – Ipanema / Tel.: (21) 99659-2271 / Horário de funcionamento no dia 1º de janeiro: das 15h à 00h

Tan Tan é o único brasileiro entre os melhores bares do mundo

 

Gastronomia – Receitas e Dicas Culinárias | CNN Brasil Soft

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress