Data e Hora

porta-voz da Casa Branca mais jovem da história

Karoline Leavitt foi escolhida pelo presidente Donald Trump em novembro de 2024, semanas após republicano derrotar Kamala Harris na disputa presidencial, para ocupar um dos cargos mais estratégicos de sua atual administração: a chefia da Secretaria de Imprensa da Casa Branca. Aos 27 anos, Leavitt se tornou a pessoa mais jovem a assumir essa posição na história dos Estados Unidos.

“Karoline é inteligente, firme e provou ser uma comunicadora altamente eficaz”, disse Trump ao selecioná-la para o cargo.

A trajetória de Leavitt até o centro do poder em Washington foi marcada por uma ascensão rápida na política e na comunicação governamental. Nascida na cidade de Atkinson, no estado de New Hampshire, Leavitt cresceu em uma família de pequenos empreendedores locais e foi a primeira da família a obter um diploma universitário. Durante seus anos na universidade católica Saint Anselm College, onde obteve um bacharelado em Comunicação e Ciência Política, ela se envolveu na cobertura de eventos e criou o primeiro clube de transmissão jornalística do campus.

Seu forte interesse pela política a levou a um estágio na emissora Fox News enquanto ainda cursava a faculdade e, logo depois, em 2018, último ano de graduação, ao Escritório de Correspondência Presidencial da Casa Branca, já sob a primeira gestão Trump. Em 2019, após se formar, foi contratada como assistente de imprensa daquele primeiro governo do republicano, trabalhando sob a liderança da então secretária de imprensa de Trump, Kayleigh McEnany.

A experiência ao lado de McEnany serviu como uma grande escola para Leavitt.

“Você pôde vê-la dos bastidores, uma das melhores secretárias de imprensa que já tivemos de qualquer partido”, afirmou Charlie Hurt, apresentador do programa Fox & Friends Weekend.

Após a derrota de Trump, que tentou a reeleição em 2020, e a transição de governo em 2021, quando o democrata Joe Biden assumiu a Casa Branca, Leavitt deixou a sede do Executivo e assumiu o cargo de diretora de comunicação da deputada republicana Elise Stefanik. No ano seguinte, lançou-se na política como candidata ao Congresso pelo Partido Republicano, disputando o cargo de deputada pelo 1º distrito de New Hampshire. Naquela ocasião, venceu as primárias de sua legenda, mas foi derrotada pelo democrata Chris Pappas na eleição geral, que terminou com os republicanos ganhando maioria e assumindo o controle da Câmara dos Deputados.

Mesmo sem conquistar o cargo eletivo, sua atuação chamou a atenção da equipe de Trump, e, no ano passado, Leavitt foi escolhida como secretária de imprensa da campanha presidencial do então candidato republicano à Casa Branca. Durante a disputa, desempenhou um papel fundamental na comunicação de Trump, que obteve uma vitória acachapante sobre os democratas, desafiando a maioria dos grandes veículos de imprensa, que apoiaram abertamente a então vice-presidente Kamala Harris, garantindo que a mensagem do republicano chegasse diretamente ao público americano.

Desde que assumiu oficialmente o cargo em janeiro, Leavitt tem adotado estratégias para reformular a relação deste segundo governo Trump com a mídia tradicional dos EUA. Entre suas principais iniciativas está a criação de um assento exclusivo na Sala de Imprensa da Casa Branca para veículos de comunicação independentes, permitindo que jornalistas de novos formatos de mídia tenham acesso direto às coletivas do Executivo.

O modelo, segundo a imprensa americana, busca descentralizar a cobertura jornalística do governo federal e ampliar a diversidade de vozes na cobertura da Casa Branca, em um cenário no qual Trump frequentemente criticou a atuação da grande mídia.

Vida pessoal

Leavitt é casada com o empresário do setor imobiliário Nicholas Riccio. Segundo a revista NewsWeek, o casal ficou noivo no Natal de 2023 e teve seu primeiro filho, chamado Nicholas, em julho do ano passado.

Riccio, que tem 59 anos e é 32 anos mais velho que Leavitt, é proprietário da Riccio Enterprises LLC, empresa de investimentos imobiliários que possui propriedades em New Hampshire e Massachusetts. Sua trajetória no setor começou nos anos 2000, quando adquiriu e reformou prédios na região, expandindo seus negócios ao longo das décadas seguintes.

Apesar da intensa agenda na Casa Branca, Leavitt frequentemente compartilha momentos com sua família nas redes sociais, onde mantém um perfil ativo e próximo de seus seguidores.

Mundo

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress