Data e Hora
Quinta-Feira, 08/Maio/2025

Por que Papa Francisco não viu Argentina ser campeã em 2022

A morte do Papa Francisco, nascido com nome de Jorge Mario Bergoglio, nesta segunda-feira (21), causou muita comoção entre os fiéis. No mundo do esporte, o ocorrido também foi repercutido, já que o pontífice era fã declarado de futebol e torcedor fanático do San Lorenzo. Apesar disso, curiosamente, ele foi um dos poucos argentinos que não viu o seu país ser campeão da Copa do Mundo em 2022, com Lionel Messi levantando a grande taça.

Francisco um grande aliado do esporte durante seu pontificado criando, inclusive, a “Partida pela Paz”, que reuniu mais de 150 estrelas em três edições que lotaram o Estádio Olímpico de Roma, sendo a última realizada em 2022 como uma homenagem a Diego Armando Maradona. No entanto, o papa não viu as duas partidas mais importantes da história da Argentina durante seu papado: a final perdida para a Alemanha no Brasil em 2014 e a final vencida sobre a França no Qatar em 2022. Tudo por conta de uma promessa.

Francisco completou 86 anos em 17 de dezembro de 2022 e um dia depois, a Argentina enfrentou a França na final da Copa do Mundo. “Eu estava me reunindo com cinco pilotos da AlItalia (Companhia aérea italiana) e suas esposas. Eles queriam vir me cumprimentar. Começamos a conversar aos 16h e falamos sobre o vinho argentino. ‘Tenho um pouco, se quiser, trago para vocês'”, recordou Francisco em uma entrevista ao La Nación em março de 2023.

“Quando voltei, eles me disseram que estavam ganhando por 3 a 2 ou 3 a 1, não me lembro. Mais tarde, descobri que eles ganharam nos pênaltis. Isso me fez pensar sobre a psicologia argentina”, acrescentou.

E refletiu: “Talvez seja algo que não tenha fundamento, não é? Mas eu digo isso. Estávamos entusiasmados no início. Nós, argentinos, gostamos de começar bem, mas não temos a consistência necessária para ir mais longe. Estávamos felizes porque ganhamos o primeiro tempo e pensamos que tínhamos vencido o jogo. Mas não. É preciso lutar até o fim da partida. E foi preciso lutar nos pênaltis, tanto contra a Holanda quanto contra a França. Seria bom para nós termos um ritmo contínuo, sem nos abatermos, sem ficarmos cansado…”, refletiu.

E por que ele não assistiu à final? Simples, por uma promessa. Diz a lenda que, em 2014,Francisco e Bento XVI, o alemão Joseph Ratzinger, assistiram juntos à final. Nada mais do que um boato alimentado pelo filme “Dois papas” (2019), do brasileiro Fernando Meirelles. A realidade é que o pontífice parou de ver televisão em 1990, por causa de uma promessa que fez à Virgem do Carmo.

“Eu disse a mim mesmo: ‘Isso não ajuda o coração’”, declarou ele na mesma entrevista. “Às vezes, eu assistia à televisão. Quando algum presidente assumiu o cargo, quando o avião caiu (Buenos Aires) em 1999… essas pequenas coisas eu assisti. Mas não assisto à televisão de jeito nenhum”, comentou.

www.espn.com.br – FUTEBOL

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress