Data e Hora

Petro nomeia ex-embaixador acusado de corrupção como ministro

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, nomeou o ex-embaixador Armando Benedetti, envolvido em vários casos de corrupção e violência contra mulher, como novo ministro do Interior, em substituição a Juan Fernando Cristo.

O fato foi confirmado nesta terça-feira (25) na rede social X por Guillermo García Figueroa, ministro encarregado do Interior desde meados do mês, após a renúncia de Cristo.

“Parabenizo Armando Benedetti por sua nomeação. Já dei instruções à equipe do Ministério para iniciar o processo (de transição) hoje. Obrigado Gustavo Petro por sua confiança”, afirmou García, que foi vice-ministro durante a administração de Cristo.

A Presidência da República também publicou na noite passada – em seu portal Aspirantes, que é o passo anterior à oficialização de uma nomeação – o curriculum vitae de Benedetti, que foi o primeiro embaixador do governo de Petro na Venezuela, comandada pelo ditador Nicolás Maduro.

No início de fevereiro, Petro nomeou Benedetti como chefe do gabinete de governo, o que desencadeou uma tempestade entre os ministros – em uma reunião transmitida ao vivo – que levou à renúncia de várias autoridades, como o diretor do Departamento Administrativo da Presidência da República (Dapre), Jorge Rojas, um homem de confiança do presidente, e o ministro das Culturas, Juan David Correa.

Depois, a secretária jurídica da Presidência, Paula Robledo, e a ministra do Meio Ambiente, Susana Muhamad, entre outros, deixaram seus cargos, somando-se às saídas irrevogáveis dos ministros do Trabalho, Gloria María Ramírez; e da Defesa, Iván Velásquez, além de Cristo, entre outros funcionários.

Benedetti, que também foi senador, foi processado por corrupção e se envolveu em um escândalo de violência contra a mulher em julho de 2024, quando, como embaixador em Roma, sua esposa, Adelina Guerrero, o denunciou por agressão física durante uma viagem a Madri.

Mundo

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress