Data e Hora

Papa apresenta melhora e insuficiência renal é “resolvida”

O papa Francisco apresentou uma “nova e leve melhora” durante sua internação em Roma devido a problemas respiratórios, e a tomografia computadorizada à qual foi submetido mostrou “uma evolução normal” de sua condição pulmonar, informou a Santa Sé nesta quarta-feira (26).

“As condições clínicas do Santo Padre nas últimas 24 horas mostraram uma nova e leve melhora. A leve insuficiência renal detectada nos últimos dias passou”, relata o boletim diário publicado pela Santa Sé.

A tomografia computadorizada do tórax realizada na tarde desta terça-feira “mostrou uma evolução normal do quadro flogístico pulmonar (processos químicos)”. Os exames de sangue “confirmaram a melhora de ontem”.

O pontífice argentino continua a receber oxigênio em “altos fluxos”, apesar de não ter sofrido crises respiratórias asmáticas nesta quarta-feira.

O papa Francisco está sendo submetido a “fisioterapia respiratória” e os médicos mantêm o prognóstico reservado, ou seja, sem revelar a possível evolução de sua saúde.

Aos 88 anos, o líder religioso foi internado em 14 de fevereiro devido a uma bronquite com infecção polimicrobiana, à qual se somou uma pneumonia bilateral.

A última noite, a 13ª no hospital, foi tranquila e, posteriormente, ele tomou um café da manhã normalmente sentado em uma poltrona, aguardando os resultados da tomografia computadorizada.

O relatório do dia anterior afirmava que a condição do papa Francisco permanecia “crítica”, mas “estável”. Essa “estabilidade” de sua condição também se deve à insuficiência renal que foi diagnosticada nos últimos dias e que sempre foi considerada “leve”, “não preocupante” e “sob controle” pelos médicos.

Os últimos relatórios contrastam com os dos dias anteriores, quando o papa entrou em uma fase crítica após sofrer uma crise respiratória asmática e trombocitopenia, ou seja, um baixo nível de plaquetas, devido à anemia que exigiu transfusões de duas unidades de concentrado de glóbulos vermelhos.

O pontífice continua a trabalhar em seu quarto de hospital e segue com a oxigenoterapia, mas com uma taxa de fluxo “ligeiramente reduzida” em comparação com os dias anteriores. 

Mundo

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress