Nesta quinta-feira (13), o Palmeiras visita a Inter de Limeira, às 19h30 (de Brasília), em duelo pela 9ª rodada do Campeonato Paulista.
Poderia parecer um jogo protocolar para o Verdão, mas a partida no interior do Estado acabou se tornado um confronto decisivo na busca pela classificação.
No momento, o time comandado por Abel Ferreira tem apenas 54% de aproveitamento e está fora da zona de classificação para as quartas de final.
Veja como está a situação do grupo D:
-
São Bernardo: 19 (5 vitórias, saldo +4)
-
Ponte Preta: 18 (4 vitórias, saldo +5)
-
Palmeiras: 13 (3 vitórias, saldo +5)
-
Velo Clube: 5 (1 vitória, saldo -5)
Restando quatro partidas para o final da fase de grupos, é certo que o Palmeiras não depende só de si, já que as equipes do próprio grupo não se enfrentam.
Com isso, o time palestrino terá que contar com tropeços de São Bernardo e Ponte Preta e tirar ao menos cinco pontos de diferença nos 12 que restam em disputa.
Cabe salientar que, no momento, o Verdão tem saldo de gols superior aos dois primeiros colocados do grupo, mas possui menos vitórias que ambos.
Os critérios de desempate são, nesta ordem: número de vitórias; saldo de gols; gols marcados; cartões vermelhos; cartões amarelos.
Veja quem serão os rivais de cada equipe até a 12ª rodada:
-
Palmeiras: Inter de Limeira (F), São Paulo (C), Botafogo-SP (C) e Mirassol (F)
-
São Bernardo: Guarani (C), Portuguesa (F) e São Paulo (C)
-
Ponte Preta: Botafogo-SP (C), São Paulo (F) e Red Bull Bragantino (C)
Qual foi a última vez que Palmeiras não classificou?
Faz tempo desde a última vez que o Palmeiras não conseguiu a classificação para a fase de mata-matas do Estadual.
Isso aconteceu no Paulistão de 2010, torneio no qual a equipe alviverde fez uma participação para esquecer.
Na ocasião, o Verdão fez apenas 25 pontos em 19 partidas e terminou em 11º lugar entre 20 clubes.
De acordo com o regulamento da época, só quatro se classificavam às semis, que foram Santos, Santo André, Grêmio Prudente e São Paulo – 5º colocado, o Corinthians também ficou fora.
Curiosamente, o Palmeiras até começou bem o campeonato, liderando a tabela na 4ª rodada.
Depois disso, porém, o time entrou em queda livre e viu o técnico Muricy Ramalho ser demitido. Antônio Carlos Zago assumiu, mas não conseguiu corrigir a rota.
Após o Paulista 2010, o Alviverde se classificou em todas as edições seguintes, ganhando o título em 2020, 2022, 2023 e 2024, além de vice em 2015, 2018 e 2021.