Neste domingo (23), em confronto válido pela 12ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, o Palmeiras visitou o Mirassol, venceu por 3 a 2 e se classificou para as quartas de final da competição. Após a partida, o Verdão, por meio de suas redes sociais, afirmou que um de seus seguranças foi vítima de racismo e tomará todas as medidas cabíveis para que o responsável seja punido.
“A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta informar que um dos seguranças do clube foi chamado de macaco na área de acesso aos vestiários do Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol, após o jogo deste domingo”, publicou.
“Não toleramos qualquer forma de discriminação e tomaremos todas as providências cabíveis, a começar pelo registro de Boletim de Ocorrência. Que o autor desta inaceitável ofensa racista seja rapidamente identificado e responsabilizado criminalmente”, concluiu o Verdão.
Em nota oficial, a FPF (Federação Paulista de Futebol) repudiou o fato e pediu a identificação e responsabilização do envolvido na ofensa racial.
“É com revolta e profunda tristeza que recebemos a informação de que um novo caso de racismo ocorreu no futebol de São Paulo. Desta vez, direcionado a um segurança do Palmeiras, em Mirassol, no jogo entre o clube da casa e o atual tricampeão paulista”, escreveu a entidade.
“A Federação Paulista de Futebol vem a público repudiar e condenar o ato praticado e acompanhará o caso, para que o autor deste crime seja identificado e responsabilizado com o maior rigor da lei, além de oferecer apoio à vítima. A FPF reforça que o Futebol Paulista é democrático e de todos. Não toleramos racismo ou qualquer tipo de preconceito”, acrescentou.
Com o triunfo deste domingo, o Palmeiras chegou aos 23 pontos, assumiu a 2ª colocação do grupo D, atrás do líder São Bernardo apenas por critérios de desempate, e carimbou seu passaporte ao mata-mata do Estadual.
Para se classificar, a equipe comandada por Abel Ferreira também precisou contar com o tropeço da Ponte Preta, que perdeu para o Red Bull Bragantino, permaneceu com 22 somados e caiu para a 3ª posição da chave.
O Alviverde retorna aos gramados no próximo final de semana, quando visita o São Bernardo, no Estádio 1º de Maio, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.
O duelo ainda não possui horário definido.