-
Francisco De Laurentiis, de São Paulo (SP), e Moisés Llorens, de Barcelona (ESP)
26 de fev, 2025, 19:45
Segundo apurou a ESPN com fontes da Fifa, o Palmeiras recebeu na tarde desta quarta-feira (26) o parecer favorável da Fifa para seguir em frente com “a operação Vitor Roque“, que envolve ainda Barcelona e Betis. Pela manhã, a reportagem mostrou que a entidade máxima do futebol já havia indicado seu OK, faltando apenas a comunicação formal do caso aos clubes envolvidos.
Internamente, o Verdão crê que existe a chance da compra do atleta ser fechada a tempo de registrá-lo até a sexta-feira (28).
No entanto, a diretoria do clube adota cautela, já que ainda restam diversas pontas burocráticas a serem resolvidas nos próximos dois dias. Por isso, os clubes correm para tentar finalizar a novela entre quinta-feira (27) e sexta.
Na última terça-feira (25), a reportagem informou que a Fifa havia iniciado análise sobre o tema para decidir se a negociação deveria ter seu aval.
Já nesta quarta, de acordo com fontes do alto escalão jurídico da Fifa, a interpretação foi que o negócio deve ser autorizado, apesar do veto dado por LALIGA e pela RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) no início da semana.
Como mostrou a reportagem na última segunda-feira (24), o Verdão suspendeu a operação de compra do atleta depois que LALIGA, entidade que rege o Campeonato Espanhol, recusou a possibilidade do brasileiro ser reinscrito pelo Barça após ter empréstimo encerrado pelo Betis, de forma que pudesse ser vendido em seguida ao clube paulista.
De acordo com fontes consultadas pela reportagem, LALIGA entendeu que o processo de transferência deveria ser bloqueado por não cumprir o artigo 159 da RFEF, relativo a negociações de jogadores.
No caso, a entidade espanhola considera que o “Tigrinho” não poderia ser reinscrito pelo Barça pelo fato da janela de transferências no país já estar fechada.
No entanto, a Fifa iniciou na sequência uma análise sobre o caso e interpretou que a operação é legal e deve seguir em frente.
Com isso, Vitor passaria por um technical transfer (registro técnico), sendo reinscrito pelos blaugranas apenas para ser negociado em definitivo.
Esse tipo de transferência, aliás, está previsto no artigo 5 das regras da Fifa para o mercado da bola.
Do lado do Palmeiras, o clube não acredita que poderia ter problemas jurídicos com LALIGA caso prosseguisse com a compra de Vitor Roque, já que não é um clube filiado à entidade espanhola.
De toda forma, a operação também precisaria da “luz verde” dada pelo Betis, que tem contrato de empréstimo com o “Tigrinho” até o final da atual temporada. O clube de Sevilha também aguarda a posição da Fifa para entender como prosseguir no tema.
A operação teria que ser fechada até a próxima sexta-feira (28) para o Palmeiras conseguir inscrever Vitor Roque, já que o mercado de transferências no Brasil será fechado nesta data – a nova abertura será somente em junho, antes do Mundial de Clubes.
Como antecipou a ESPN na semana passada, o Verdão possui um acordo com o Barcelona para comprar 80% dos direitos de Vitor Roque por 25 milhões de euros (R$ 151,6 milhões). Os catalães ficariam com os 20% restantes.
O interesse palestrino no “Tigrinho” é antigo, e o atleta já ficou próximo de ser reforço palmeirense por empréstimo no ano passado. No entanto, ele preferiu seguir na Europa e acabou sendo repassado pelo Barça ao Betis.
Na atual temporada, o atacante de 19 anos soma sete gols em 33 partidas com a camisa da equipe de Sevilha.