A luta por quatro vagas na elite do Campeonato Brasileiro de 2026 vai começar nesta sexta-feira (4) com três jogos, que, assim como os demais, terão transmissão ao vivo do Disney+. Só que, apesar de ser apenas a primeira rodada, metade dos times que vão disputar a Série B mudou de rota e trocou a comissão técnica após os estaduais.
São dez os clubes que chegam ao campeonato nacional com trabalhos recém-iniciados, incluindo treinadores experientes e conhecidos dos torcedores brasileiros. O mais recente foi o Novorizontino, que anunciou na quinta (3) a saída de Eduardo Baptista, ex-comandante de Fluminense, Sport e Palmeiras.
Na semana passada, por exemplo, o Goiás demitiu Jair Ventura e contratou Vagner Mancini, que retorna ao Serra Dourada depois de quatro meses. O ex-treinador de Corinthians, São Paulo, Santos, Grêmio e Botafogo dirigiu o clube esmeraldino na Série B de 2024 e reestreia nesta sexta-feira (4), contra o Amazonas, às 19h (de Brasília). As outras partidas da noite são Paysandu x Athletico-PR, no Mangueirão, e Criciúma x Operário, no Heriberto Hülse, ambos às 21h.
Jair Ventura, porém, não ficou muito tempo sem clube. Logo depois de deixar o Goiás, o ex-treinador de Corinthians e Botafogo foi anunciado como substituto de Enderson Moreira no Avaí.
Outras trocas recentes aconteceram no Atlético-GO e no CRB. No Dragão, Rafael Guanaes não aguentou a campanha ruim no Campeonato Goiano e deu lugar a Cláudio Tencati há pouco menos de um mês. Na semana passada, Umberto Louzer foi demitido no Galo, cuja diretoria escolheu Eduardo Barroca, ex-Botafogo, como substituto.
Mantido no comando do Cuiabá apesar do rebaixamento no Brasileirão do ano passado, Bernardo Franco iniciou 2025 pressionado e ficou no cargo até o fim de fevereiro, quando deu lugar para Guto Ferreira. O treinador tem quatro acessos na Série B em seu currículo: Ponte Preta (2014), Bahia (2016), Internacional (2017) e Sport (2019).
Mesmo sendo responsável por colocar a Ferroviária na Série B depois de 30 anos, Júnior Rocha não suportou a campanha ruim na Série A2 do Paulista e foi substituído por Vinícius Bergantin, ex-auxiliar de Tite e Filipe Luís no Flamengo.
No Amazonas, o experiente Aderbal Lana iniciou a temporada como treinador e no fim de fevereiro a diretoria o colocou na função de coordenador técnico. Ex-auxiliar de Fernando Diniz no Fluminense e na seleção brasileira, Eduardo Barros chegou e conquistou o título do Campeonato Amazonense.
As outras duas trocas aconteceram na dupla Re-Pa, de Belém. O Paysandu apostou em Luizinho Lopes para substituir Márcio Fernandes ainda no início de fevereiro, enquanto o Remo trocou Rodrigo Santana por Daniel Paulista há menos de um mês. As mudanças surtiram efeito e os treinadores levaram a dupla à final do Campeonato Paraense, que ainda não aconteceu.
Os clubes que ainda não trocaram de treinadores na temporada são: América-MG (William Batista), Athletico-PR (Maurício Barbieri), Athletic (Roger Silva), Botafogo-SP (Márcio Zanardi), Chapecoense (Gilmar Dal Pozzo), Coritiba (Mozart), Criciúma (Zé Ricardo), Operário (Bruno Pivetti), Vila Nova (Rafael Lacerda) e Vila Nova (Rogério Corrêa).
CLIQUE AQUI E ASSISTA A SÉRIE B DO BRASILEIRO!
Futebol, tênis e jogão na NBA!
A sexta-feira (4) ainda reserva mais emoções no Disney+!
Além da Série B do Brasileiro, o futebol será movimentado com jogos da LALIGA, do Campeonato Italiano, do Campeonato Português e do Championship.
No tênis, acontecem os jogos das quartas de final do WTA 500 de Charleston, nos Estados Unidos, e WTA 250 de Bogotá, na Colômbia.
Na NBA, destaque para o jogão entre Denver Nuggets x Golden State Warriors. A programação ainda tem NHL e MLB.
VEJA A AGENDA COMPLETA DE EVENTOS NO DISNEY+