A Série B do Campeonato Brasileiro tem início nesta sexta-feira (4) sem nenhum dos chamados “grandes”. Mas não faltarão jogadores conhecidos dos torcedores, alguns deles, inclusive, com passagens por seleção brasileira e título mundial no currículo. A primeira rodada será aberta com três jogos.
Para “abrir os trabalhos” para a competição, que oferece quatro vagas na elite do Brasileirão de 2026, o ESPN.com.br separou 30 jogadores que atuaram por grandes clubes do país e agora vão abrilhantar a Série B.
Um dos principais candidatos ao acesso, o Athletico-PR tem em seu elenco nomes que até pouco tempo defendiam os principais clubes do país, como o volante Patrick, o meia Giuliano e o atacante Alan Kardec. O mesmo vale para o rival Coritiba, que tem Maicon, Rodrigo Moledo, Zeca, De Pena e Everaldo como mais conhecidos no cenário nacional.
A lista também tem jogadores convocados para a seleção brasileira. Hoje no Avaí, o atacante Vagner Love foi bicampeão da Copa América (2004 e 2007). O meia Giuliano é outro que defendeu a amarelinha e chegou a figurar na pré-lista da Copa do Mundo de 2018. Já Zeca levou a medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio 2016.
Destaque também para o volante Ralf, que fez história com a camisa do Corinthians e hoje defende o Vila Nova. Pelo Timão, foram mais de 400 partidas e títulos expressivos, como o Brasileirão de 2011 e 2015, a CONMEBOL Libertadores de 2012 e o Mundial de Clubes de 2012.
Os medalhões não se restringem dentro de campo. Ex-atacante de São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Botafogo e Internacional, Roger Silva é o treinador do novato Athletic. Outros nomes conhecidos que estarão na beira do gramado são Maurício Barbieri (Athletico-PR), Jair Ventura (Avaí), Zé Ricardo (Criciúma), Guto Ferreira (Cuiabá), Vagner Mancini (Goiás) e Eduardo Baptista (Novorizontino).
Veja 30 medalhões que vão disputar a Série B em 2025:
Sassá (ex-Cruzeiro e Botafogo)
No Amazonas desde 2023, o atacante viveu os melhores momentos da carreira pelo Botafogo, onde foi revelado. Defendeu também Cruzeiro, Coritiba e Náutico. Tem 31 anos.
Henrique Almeida (ex-São Paulo, Botafogo e Grêmio)
Brilhou na base da seleção brasileira ao ser artilheiro e melhor jogador do Mundial Sub-20 de 2011. Revelado no São Paulo, atuou por 15 clubes durante a sua carreira, entre eles Botafogo, Grêmio, Coritiba, Bahia e Vitória. Hoje com 33 anos, chegou ao Amazonas após disputar o Paulistão pela Portuguesa.
Lucão (ex-São Paulo, Goiás e Guarani)
Surgiu como promessa no São Paulo, mas ficou marcado pela atuação ruim na goleada para o Corinthians, por 6 a 1, em 2015. Depois, passou por Goiás, CSA, Mirassol e Guarani até chegar ao América-MG, onde está desde o ano passado. Tem 29 anos.
Mariano (ex-Atlético-MG, Cruzeiro e Fluminense)
Hoje com 38 anos, o lateral-direito acertou com o América-MG no início de 2025 depois de cinco temporadas no Atlético-MG. Revelado no Guarani, defendeu ainda Cruzeiro, Fluminense, Bordeaux, Sevilla e Galatasaray. Tem dois títulos brasileiros e uma Copa do Brasil no currículo, além da Liga Europa pelo Sevilla.
Martín Benítez (ex-Vasco, São Paulo e Grêmio)
Revelado no Independiente, o argentino de 30 anos chegou ao Brasil para defender o Vasco e depois atuou por São Paulo e Grêmio antes de acertar com o América-MG, onde está desde 2022.
Willian Bigode (ex-Corinthians, Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense e Santos
Revelado no Guarani, brilhou com as camisas de Palmeiras, Cruzeiro e Corinthians, além de ter defendido Fluminense, Figueirense e Santos. Hoje com 38 anos, foi três vezes campeão da Libertadores, quatro do Brasileirão e uma da Copa do Brasil.
Léo (ex-Fluminense, São Paulo e Vasco)
Revelado no Fluminense, o zagueiro de 29 anos defendeu o São Paulo durante quatro temporadas e depois se transferiu para o Vasco. Sem renovar com o Gigante da Colina, acertou com o Athletico-PR para 2025. Atuou também por Londrina e Bahia.
Patrick (ex-São Paulo, Santos, Atlético-MG e Internacional)
Hoje com 32 anos, o volante se transferiu para o Athletico-PR no início do ano depois de não ser aproveitado por Pedro Caixinha no Santos, onde foi campeão da Série B de 2024. Defendeu ainda Goiás, Sport, Internacional, São Paulo e Atlético-MG.
Giuliano (ex-Santos, Corinthians, Grêmio e Internacional)
Também campeão da Série B pelo Santos no ano passado, Giuliano tem 34 anos e defendeu Internacional, Grêmio, Corinthians, Zenit e Fenerbahce. Esteve na pré-lista da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2018, mas não foi convocado por Tite.
Alan Kardec (ex-Vasco, Internacional, Santos, Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG)
Chegou ao Athletico-PR em 2025 depois de três temporadas no Atlético-MG. Revelado no Vasco, o centroavante defendeu Internacional, Santos, Palmeiras e São Paulo, além do Benfica. Em 2014, pelo Verdão, foi o artilheiro do Paulistão.
Marquinhos Gabriel (ex-Internacional, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, Santos e Vasco
Revelado no Internacional, o meia defendeu Sport, Bahia, Palmeiras, Santos, Corinthians, Cruzeiro, Athletico-PR, Vasco, Criciúma e Goiás. Campeão brasileiro de 2017 pelo Timão, Marquinhos Gabriel tem 34 anos e acertou com o Avaí em 2025.
Vagner Love (ex-Palmeiras, Flamengo e Corinthians)
O “Artilheiro do Amor” surgiu no Palmeiras e defendeu Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Sport e Atlético-GO. Os melhores momentos da carreira foram no CSKA, da Rússia. No currículo, foi bicampeão da Copa América e faturou o Brasileirão em 2015 pelo Timão. Aos 40 anos, o centroavante está no Avaí desde 2024.
Anselmo Ramon (ex-Cruzeiro)
O centroavante surgiu no Cruzeiro e fez parte do elenco campeão brasileiro em 2013. Ex-Guarani, Vitória, Avaí e Chapecoense, Anselmo Ramon está na sua quarta temporada pelo CRB. Atualmente tem 36 anos.
Giovanni Augusto (ex-Atlético-MG, Corinthians e Vasco)
Campeão brasileiro pelo Corinthians em 2017, o meia revelado no Atlético-MG defendeu Náutico, Goiás, Criciúma, Figueirense, Vasco, Goiás, Coritiba, Guarani, Vitória e Portuguesa. Hoje com 35 anos, está na Chapecoense desde 2024.
Maicon (ex-Cruzeiro, São Paulo, Santos e Vasco)
O melhor momento da carreira foi no Porto, clube que defendeu de 2009 a 2016. Revelado no Cruzeiro, o zagueiro passou por São Paulo, Santos, Vasco e Galatasaray antes de chegar ao Coritiba, no início de 2025. Está com 35 anos.
Rodrigo Moledo (ex-Internacional)
Tricampeão gaúcho pelo Internacional, o zagueiro vestiu a camisa colorada em mais de 200 jogos. Ficou suspenso durante uma temporada entre 2023 e 2024 após testar positivo para doping em jogo da Libertadores. Defendeu a Chapecoense ao voltar e no início de 2025 fechou com o Coritiba.
Zeca (ex-Santos e Internacional)
Campeão olímpico em 2016, no Rio de Janeiro, o lateral de 30 anos chegou ao Coritiba depois de deixar o Mirassol após o Paulistão. Revelado no Santos, passou por Internacional, Bahia, Vasco e Vitória.
De Pena (ex-Internacional)
O uruguaio de 33 anos foi anunciado como reforço do Coritiba em março. Ex-Nacional, Middlesbrough e Dínamo de Kiev, o ex-meia do Internacional defendeu o Bahia no ano passado.
Everaldo (ex-Corinthians e Fluminense)
As boas atuações no interior de São Paulo chamaram a atenção do Fluminense. Depois, passou por Corinthians, Sport, América-MG e Vitória até ser contratado pelo Coritiba no início de 2025. Está com 30 anos.
Bruno Alves (ex-São Paulo e Grêmio)
Revelado no Figueirense, o zagueiro de 33 anos ficou no São Paulo durante cinco temporadas até se transferir para o Grêmio. Chegou ao Cuiabá no ano passado e fez parte do elenco rebaixado no Brasileirão.
Lucca (ex-Cruzeiro, Corinthians, Internacional e Fluminense)
Foi campeão brasileiro por Cruzeiro (2013) e Corinthians (2015). Ex-Criciúma, Chapecoense, Ponte Preta, Internacional, Bahia e Fluminense, o atacante de 35 anos está na sua segunda temporada pelo Novorizontino.
Gabriel Boschilia (ex-São Paulo e Internacional)
Surgiu como promessa no São Paulo e teve convocações para a base da seleção brasileira, mas não deslanchou no profissional. O meia de 29 anos defendeu Monaco, Nantes, Internacional e Coritiba antes de chegar ao Operário-PR no ano passado.
Michel Macedo (ex-Atlético-MG e Corinthians)
Fez a base no Flamengo e ficou oito temporadas na Espanha, onde defendeu Almería e Las Palmas. No Brasil, o lateral-direito foi campeão da Libertadores pelo Atlético-MG em 2013 e passou por Corinthians, Juventude e Ceará. Aos 35 anos, acertou com o Paysandu no início de 2025.
Rossi (ex-Vasco e Internacional)
Revelado na Ponte Preta, o atacante viveu bons momentos com as camisas de Vasco e Bahia. Hoje com 31 anos, Rossi é um dos destaques do Paysandu na temporada. Ele defendeu também Paraná, Goiás, Chapecoense e Internacional.
Felipe Vizeu (ex-Flamengo e Grêmio)
Eleito o melhor jogador da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016, Vizeu surgiu como promessa no Flamengo, mas não conseguiu deslanchar. Passou por Udinese, Grêmio, Ceará, Atlético-GO e Criciúma antes de ser contratado no início de 2025 pelo Remo. Está com 28 anos.
Pedro Rocha (ex-Grêmio, Flamengo e Cruzeiro)
Surgiu bem no Grêmio, conquistando a Copa do Brasil de 2016 e a Libertadores de 2017. No Flamengo, teve uma passagem apagada em 2020, apesar de ser campeão brasileiro, da Supercopa do Brasil, da Recopa Sul-Americana e do Carioca. O atacante de 30 anos atuou ainda por Cruzeiro, Athletico-PR, Fortaleza e Criciúma até chegar ao Remo para a temporada 2025.
Ralf (ex-Corinthians)
Fez história e se tornou ídolo no Corinthians. Foram mais de 400 partidas e títulos expressivos, como a Libertadores de 2012, o Mundial de Clubes de 2012 e duas vezes o Brasileiro (2011 e 2015). Atuou ainda por Avaí e Cianorte antes de se transferir em 2022 para o Vila Nova. Tem 40 anos.
Wellington Silva (ex-Flamengo, Fluminense e Internacional)
Surgiu no Grêmio e passou por Flamengo, Fluminense, Internacional, Bahia e Juventude. Aos 37 anos, o lateral-direito é o líder do elenco do Volta Redonda, onde está desde 2022.
Chay (ex-Botafogo e Cruzeiro)
Despontou no futebol apenas em 2021, quando conquistou a Série B pelo Botafogo. O meia de 34 anos não conseguiu emplacar boas atuações depois de deixar o clube em 2022, passando por Cruzeiro, Ceará, Guarani e CRB antes de fechar com o Volta Redonda no início de 2025.
Kelvin (ex-Palmeiras, São Paulo, Vasco, Fluminense e Botafogo)
Revelado no Paraná, o atacante defendeu o Porto durante três temporadas e atuou por Palmeiras, São Paulo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Coritiba, Avaí, Vila Nova e Remo. Hoje com 31 anos, chegou ao Volta Redonda no início de 2025.