Data e Hora

ONU promove padrão global sobre audição segura para gamers e esportes

Em 3 de março, o mundo marca o Dia Mundial da Audição. Este ano, a Organização Mundial da Saúde e a União Internacional de Telecomunicação, UIT, aproveitam para promover o primeiro padrão global da audição segura em videogames e atividades esportivas

Cerca de 3 bilhões de pessoas jogam videogames na internet em diferentes dispositivos como telefone celular, computadores ou consoles. Mas segundo a OMS, a maioria dos aparelhos não têm configurações de segurança para proteger os usuários dos ruídos danosos.

Reabilitação e tratamento

Até 2030, mais de 500 milhões de pessoas devem buscar reabilitação e tratamento para perda auditiva grave. Geralmente, o problema surge com a exposição a sons altos em atividades recreativas, escutando música e jogando videogames.

O diretor-geral assistente da OMS, Jérôme Salomon, lembra que cada um deve tomar as medidas necessárias para manter uma boa audição durante a vida. Para ele, é preciso proteger os ouvidos e não arriscar danificar a audição durante os jogos.

A indústria dos games e esportes tem crescido rapidamente como uma das maiores na área de entretenimento. A Agência da ONU ressalta que as crianças são as mais vulneráveis por causa da sua menor tolerância sonora e do grande interesse pelos jogos online.

O padrão global da audição, produzido por OMS e UIT, quer informar aos usuários o risco da perda auditiva e aumentar a conscientização sobre práticas seguras para escutar música e jogar nas plataformas.

Um jovem segura um celular com o jogo Minecraft Earth

Dicas que ajudam a se proteger em todos os tipos de videogames

Para dispositivos de games a recomendação é:

  • Rastrear a permissão sonora para medir a exposição do player.
  • Mensagens de escuta segura que fornecem aos jogadores informações sobre o uso do som, incluindo previsões sobre quando o limite de som será atingido.
  • Um sistema de controle de volume fácil de usar que pode ser ajustado.
  • Um “modo de segurança para fones de ouvido” que ajusta automaticamente o volume quando um player alterna entre fones de ouvido e alto-falantes.

Para software de videogame, o padrão recomenda:

  • Avisos de audição segura e mensagens para jogadores sobre o risco de perda auditiva devido a sons altos e exposição prolongada durante atividades de jogo.
  • Controles de volume independentes para diferentes categorias de som, permitindo aos gamers ajustar os níveis e silenciar vários sons dentro do jogo.
  • Adaptação da trilha sonora, gênero e design de som de cada jogo com recursos de audição segura.
  • Um “modo de segurança para fones de ouvido” no software que é capaz de detectar uma troca de saída de áudio entre fones de ouvido e alto-falantes e reduzir automaticamente o volume.

Governos, consumidores, indústria

O novo padrão foi desenvolvido com a iniciativa da OMS “Make Listening Safe”.  O objetivo é melhorar as práticas de escuta, especialmente entre os jovens, com base nas evidências mais recentes e em consultas com uma série de partes interessadas, incluindo especialistas da OMS, governo, indústria, consumidores e sociedade civil. 

Além do novo padrão global, dois outros padrões para audição segura foram lançados em 2019 e 2022, incluindo o padrão global H.870 da OMS-ITU para dispositivos e sistemas de áudio pessoais de audição segura e o padrão global da OMS para audição segura em locais e eventos (também adotado pela ITU em 2024).

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Audição 2025 e a iniciativa Make Listening Safe:

ONU News – Perspectiva Global Reportagens Humanas

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress