Em 3 de março, o mundo marca o Dia Mundial da Audição. Este ano, a Organização Mundial da Saúde e a União Internacional de Telecomunicação, UIT, aproveitam para promover o primeiro padrão global da audição segura em videogames e atividades esportivas
Cerca de 3 bilhões de pessoas jogam videogames na internet em diferentes dispositivos como telefone celular, computadores ou consoles. Mas segundo a OMS, a maioria dos aparelhos não têm configurações de segurança para proteger os usuários dos ruídos danosos.
Reabilitação e tratamento
Até 2030, mais de 500 milhões de pessoas devem buscar reabilitação e tratamento para perda auditiva grave. Geralmente, o problema surge com a exposição a sons altos em atividades recreativas, escutando música e jogando videogames.
O diretor-geral assistente da OMS, Jérôme Salomon, lembra que cada um deve tomar as medidas necessárias para manter uma boa audição durante a vida. Para ele, é preciso proteger os ouvidos e não arriscar danificar a audição durante os jogos.
A indústria dos games e esportes tem crescido rapidamente como uma das maiores na área de entretenimento. A Agência da ONU ressalta que as crianças são as mais vulneráveis por causa da sua menor tolerância sonora e do grande interesse pelos jogos online.
O padrão global da audição, produzido por OMS e UIT, quer informar aos usuários o risco da perda auditiva e aumentar a conscientização sobre práticas seguras para escutar música e jogar nas plataformas.
Um jovem segura um celular com o jogo Minecraft Earth
Dicas que ajudam a se proteger em todos os tipos de videogames
Para dispositivos de games a recomendação é:
- Rastrear a permissão sonora para medir a exposição do player.
- Mensagens de escuta segura que fornecem aos jogadores informações sobre o uso do som, incluindo previsões sobre quando o limite de som será atingido.
- Um sistema de controle de volume fácil de usar que pode ser ajustado.
- Um “modo de segurança para fones de ouvido” que ajusta automaticamente o volume quando um player alterna entre fones de ouvido e alto-falantes.
Para software de videogame, o padrão recomenda:
- Avisos de audição segura e mensagens para jogadores sobre o risco de perda auditiva devido a sons altos e exposição prolongada durante atividades de jogo.
- Controles de volume independentes para diferentes categorias de som, permitindo aos gamers ajustar os níveis e silenciar vários sons dentro do jogo.
- Adaptação da trilha sonora, gênero e design de som de cada jogo com recursos de audição segura.
- Um “modo de segurança para fones de ouvido” no software que é capaz de detectar uma troca de saída de áudio entre fones de ouvido e alto-falantes e reduzir automaticamente o volume.
Governos, consumidores, indústria
O novo padrão foi desenvolvido com a iniciativa da OMS “Make Listening Safe”. O objetivo é melhorar as práticas de escuta, especialmente entre os jovens, com base nas evidências mais recentes e em consultas com uma série de partes interessadas, incluindo especialistas da OMS, governo, indústria, consumidores e sociedade civil.
Além do novo padrão global, dois outros padrões para audição segura foram lançados em 2019 e 2022, incluindo o padrão global H.870 da OMS-ITU para dispositivos e sistemas de áudio pessoais de audição segura e o padrão global da OMS para audição segura em locais e eventos (também adotado pela ITU em 2024).
Saiba mais sobre o Dia Mundial da Audição 2025 e a iniciativa Make Listening Safe: