A empresária Julia Fraga, nome por trás da cervejaria artesanal Ambar e da fabricante Tank Brewpub, é uma frequentadora assídua de bares. Apaixonada por esse universo, iniciou a trajetória na área no Instituto da Cerveja (ICB) e, hoje, é referência no setor.
Nos seus empreendimentos, ela lidera e seleciona a equipe, prepara a compra dos insumos, participa das pesquisas de desenvolvimento de qualidade e dos novos rótulos da casa.
Além de atuar como empresária, Julia está sempre à procura de novidades e tem o hábito de visitar diversas cervejarias da cidade. À CNN Viagem & Gastronomia, ela indica onde encontrar bons bares e rótulos em São Paulo.
Veja 5 cervejarias para conhecer em São Paulo:
1. Tap Tap Cervejas Artesanais
![Tap Tap Cervejas Artesanais](https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/wp-content/uploads/sites/5/2025/02/tap-tap-cervejaria-1.jpg?w=1024)
Frequento o bar Tap Tap Cervejas Artesanais sempre que passeio aos finais de semana. Com duas unidades, uma na Consolação e outra em Perdizes, o local é uma ótima opção para aproveitar às tardes de domingos ensolarados.
A casa conta com comidinhas e uma seleção de latas, que são sempre deliciosas. O cardápio é enxuto e oferece pratos rápidos, que combinam muito bem com as cervejas.
Tap Tap Cervejas Artesanais: Rua da Consolação, 455 – Consolação, São Paulo – SP ou Rua Turiassu, 625 – Perdizes, São Paulo – SP/ Tel.: (11) 98522-9294/ Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 14h às 00h; sexta e sábado, das 11h à 1h; domingo, das 11h às 22h.
2. EAP Empório Alto dos Pinheiros
O EAP Empório Alto dos Pinheiros é um lugar onde todos os rótulos ficam expostos, à disposição dos clientes. Ou seja, se não sei qual cerveja quero beber, observo as prateleiras e geladeiras, porque sei que certamente encontrarei algo que me interesse.
Localizado em Pinheiros, a casa ainda conta com mais de 40 torneiras de chope, além de sempre trazer novidades de ótimas cervejarias.
No cardápio, os clientes podem escolher entre pratos principais, como feijoada e risoto de pastrami e alho-poró, ou porções, como salsichas, batatas fritas e pickles de pepino.
EAP Empório Alto dos Pinheiros: Rua Vupabussu, 305 – Pinheiros, São Paulo – SP / Horário de funcionamento: domingo a quarta, das 11h às 00h; quinta a sábado, das 11h à 1h.
3. Cervejaria Dogma
![Cervejaria Dogma](https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/wp-content/uploads/sites/5/2025/02/cervejaria-dogma.jpg?w=640)
Fundada em 2015, a Cervejaria Dogma tem várias franquias espalhadas por São Paulo, sendo que os bares servem apenas rótulos originais. Com tantos produtos de qualidade, considero uma das melhores da capital.
É possível conhecer e provar diversas cervejas, lançamentos mensais e rótulos nacionais. Inclusive, uma das marcas registradas da casa é a Dogma Rizoma Double IPA em lata, cujo teor alcoólico é de 8,3%.
No cardápio, o público pode se deliciar com porções, como bolinho de porco e dadinho de tapioca, pizzas e petiscos. Os valores variam entre R$ 8,90 e R$ 43.
Cervejaria Dogma — Itaim: Rua Urussuí, 251 – Itaim Bibi, São Paulo – SP / Tel.: 11 3073-0100/ Horário de funcionamento: terça a sexta, das 17h às 00h; sábado, das 12h às 00h; domingo, das 14h às 20h.
4. Tarantino Cervejaria
Localizada no norte de São Paulo, no bairro do Limão, a Tarantino Cervejaria é um passeio muito bacana para quem deseja conhecer uma ampla produção da bebida.
Os rótulos da Tarantino tem um ótimo custo-benefício, podendo ser encontrados na própria fábrica e em diversos bares e restaurantes, como na Adega Santiago, que conta com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A cervejaria também conta com um pátio que oferece eventos, opções de entretenimento, como jogos, e muito espaço para a diversão das crianças.
Tarantino Cervejaria: Rua Miguel Nelson Bechara, 316 – Limão, São Paulo – SP / Tel.: +55 11 94523-4339/ Horário de funcionamento: sexta das 18h à 1h, sábado das 12h às 22h, domingo das 12h às 20h
5. Bar Original
Ir ao Bar Original, em Moema, na zona sul de São Paulo, é um dos meus preferidos da cidade. A casa conta com uma cozinha excelente, além do clássico chope Brahma, sempre bem tirado e gelado.
Eu gosto de pedir o copo caldereta, que vem com uma espuma branca caprichada, tornando cada gole ainda mais cremoso. Se bater a vontade de beber cerveja artesanal, é só subir as escadas para o Câmara Fria — um speakeasy especializado nesse tipo de produto. Com um ambiente rústico, também é possível degustar de pizzas e petiscos.
Bar Original: Rua Graúna, 137 – Moema, São Paulo – SP / Tel.: 11 94364-3170/ Horário de funcionamento: segunda a quarta, das 17h às 00h; quinta, das 17h à 1h; sexta, das 12h às 2h; sábado, das 12h às 2h; e domingo, das 12h às 19h
Cerveja artesanal de Santa Catarina é eleita a melhor do Brasil