Corinthians e Palmeiras decidem o título do Campeonato Paulista nesta quinta-feira (27), a partir das 21h35 (de Brasília), na Neo Química Arena. Se do lado alviverde existe a possibilidade de um inédito tetracampeonato, do lado alvinegro está em jogo a quebra de um tabu de seis anos.
A última vez que o torcedor do Corinthians soltou o grito de “campeão” foi em 2019, quando conquistou o Paulistão ao levar a melhor sobre o São Paulo na final. Na ida, empate sem gols no Morumbis. Na volta, vitória por 2 a 1, gols de Danilo Avelar e Vagner Love.
O “Artilheiro do Amor”, inclusive, saiu do banco de reservas para garantir o título nos minutos finais. Seis anos depois, Love ainda está em atividade e no último fim de semana foi campeão do Catarinense pelo Avaí, o seu 13º clube na carreira profissional. Mas onde estão os demais campeões daquele dia?
O então técnico Fabio Carille iniciou o segundo jogo da final com: Cássio; Fagner, Manoel, Henrique e Avelar; Ralf, Ramiro, Sornoza, Pedrinho e Clayson; Gustavo. Além de Love, o zagueiro Pedro Henrique e o atacante Mauro Boselli foram acionados do banco de reservas.
A ESPN.com.br traz abaixo onde estão os personagens que comemoram o último título do Corinthians:
CÁSSIO (37 anos): Um dos maiores ídolos do Corinthians, o goleiro ficou no clube até maio do ano passado, quando rescindiu o contrato para assinar com o Cruzeiro. É titular absoluto da Raposa.
FAGNER (35 anos): Mais um ídolo da torcida que trocou o Corinthians pelo Cruzeiro no início de 2025. Diferentemente de Cássio, não chegou à Raposa para ser titular e tem apenas três partidas nesta temporada, com uma assistência.
MANOEL (35 anos): Jogou pelo Trabzonspor, da Turquia, e Cruzeiro antes de se transferir para o Fluminense em 2021. Continua no Tricolor das Laranjeiras, mas como opção no banco de reservas. São três jogos em 2025.
HENRIQUE (38 anos): O ex-zagueiro atuou no Emirados Árabes e em Portugal antes de voltar ao Coritiba, onde iniciou a carreira. Embora não tenha oficializado a aposentadoria, não entra em campo desde 2023 e em março do ano passado foi eleito presidente do Nacional, de Campo Mourão, no Paraná. O clube está na Divisão de Acesso.
DANILO AVELAR (35 anos): Deixou o Corinthians em 2020 depois de se envolver em um caso de racismo. Defendeu o América-MG entre 2022 e 2023, antes de anunciar a aposentadoria em junho do ano passado.
RALF (40 anos): Ídolo da torcida do Corinthians, deixou o clube no ano seguinte do título paulista. Passou por Avaí e Cianorte até se transferir para o Vila Nova, em 2022. Continua no Tigre até hoje e, embora tenha perdido a titularidade, fez 10 partidas neste início de 2025.
RAMIRO (31 anos): Ficou no Corinthians até 2022 – foi emprestado ao Al Wasl, dos Emirados Árabes -, quando se transferiu para o Cruzeiro. No início de 2025, foi contratado pelo FC Dallas, dos Estados Unidos, por quem disputou cinco jogos.
SORNOZA (31 anos): Passou por LDU, do Equador, e Tijuana, do México, antes de chegar ao Independiente Del Valle, do Equador. Está no clube desde 2021.
PEDRINHO (26 anos): Foi contratado em 2020 pelo Benfica e em 2022 pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Defendeu o Atlético-MG durante quase três anos antes de voltar ao clube ucraniano no meio de 2024.
CLAYSON (30 anos): Transferiu-se para o Bahia no ano seguinte e depois defendeu o Cuiabá, além de ter atuado na Arábia Saudita e no Japão. No início de 2025, foi contratado pelo Mirassol, por quem tem 12 jogos e uma assistência.
GUSTAVO (30 anos): Teve uma rápida passagem pelo Internacional no ano seguinte antes de se transferir para o Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul. Foi contratado pelo Shanghai Port, da China, em 2024, e na atual temporada tem dois gols e uma assistência em sete partidas.
PEDRO HENRIQUE (29 anos): Foi emprestado ao Athletico-PR logo depois do título paulista e, embora tenha retornado ao Corinthians em 2020 para uma rápida passagem, ficou no Furacão até o ano passado, quando foi contratado pelo Red Bull Bragantino. Na atual temporada, são 13 partidas pelo Massa Bruta.
MAURO BOSELLI (39 anos): Trocou o Corinthians pelo Cerro Porteño em 2021. Defendeu o Estudiantes nas duas temporadas seguintes. Em novembro de 2023, anunciou a aposentadoria.
VAGNER LOVE (40 anos): Teve experiências no Cazaquistão e na Dinamarca até retornar ao Brasil em 2022. Defendeu também o Atlético-GO e desde o ano passado está no Avaí. Fez dois gols e deu duas assistências em 13 partidas na campanha que terminou com o título catarinense do Leão.
FÁBIO CARILLE (51 anos): Trabalhou na Arábia Saudita e no Japão, além de Santos e Athletico-PR. Em dezembro do ano passado, pouco depois de conquistar o título da Série B pelo Peixe, acertou com o Vasco da Gama para 2025.
Para encerrar o jejum de seis anos, o Corinthians precisa de um simples empate. Uma vitória do Palmeiras por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.