Acessibilidade
Você sabe responder onde experimentou a melhor pizza da sua vida? Neste Dia da Pizza, comemorado mundialmente sempre em 10 de julho, a Forbes fez esta pergunta aos chefs.
De São Paulo a Nova York, Itália e Copenhagen, nomes como Manu Buffara, Jefferson Rueda, Júlia Tricate e Ivan Santinho, entre outros talentos gastronômicos nacionais, compartilharam quais restaurantes guardam suas melhores lembranças da redonda.
Confira as respostas (e anote as recomendações!) a seguir:
-
Manu Buffara, do Manu e Exímia Bar
“São dois lugares onde comi a melhor pizza da minha vida. O primeiro é o Mel’s, em Nova York, onde servem uma de guanciale com tomate, pecorino, pimenta peperoncino e mini cebola. A outra foi no Pepe in Grani, na vila italiana de Caiazzo (perto de Nápoles). A Sbagliata e Crisommola del Vesuvio, com casca de limão, ricota fresca e azeitona desidratada, é incrível!”
-
Jefferson Rueda, d’A Casa do Porco
“Nos últimos tempos, a pizza que mais mexeu comigo foi a do Paul Cho, que tem a Paul’s Boutique. Eles fazem uma pizza de milho com bacon que me trouxe muitas memórias afetivas gostosas do interior, mesmo sendo em forma de uma redonda. Gosto de lá também porque é um lugar que você pode comer com a mão e pedir por pedaços, que são enormes.”
-
Júlia Tricate e Gabriel Coelho, do De*Segunda e De*Primeira
“Apesar de termos ótimas opções em São Paulo, comemos a melhor pizza no Bæst, em Copenhagen, do Christian Puglisi. Moramos um tempo em Copenhagen quando trabalhamos no Noma e de fato aquela marcou nossa vida. Além deles fazerem a massa, tudo é feito lá, inclusive a mozzarella. Todos os ingredientes são locais e muitos deles conhecemos lá no Noma e até tínhamos que colher nos campos. Então acho que, além da qualidade absurda, toda a questão emocional de estar vivendo esse sonho contribuiu”
-
Salvatore Loi, do Modern Mamma Osteria
“A melhor pizza que lembro que comi na vida foi em Roma, num lugar chamado La Caletta Napoletana. É uma pizzaria tradicional napolitana, mas me lembro de ter uma massa ultra fina no meio, com uma borda super alta e crocante. O recheio era espetacular com frutos do mar, mexilhões bem pequenos, lulas, tomatinhos picados grosso e que dava todo o sabor. Um espetáculo”
-
Ivan Santinho, da La Cura
“A Hasta la Pizza ficava na beirada da estação de trem em Asti, na Itália. Estudei numa comuna de Asti e quando ia pegar trem para Turim ou outros lugares, partia sempre dali. Era bem simples, mas com ingredientes muito bons, sempre frescos, e sempre saía na hora. Um taglio custava 1 euro e 50. Tenho a melhor memória do mundo dessa pizza, amo muito. Comia direto e sempre era maravilhosa, um sabor melhor do que o outro, tinha até de frutos do mar. Lembro que criavam coisas na hora e faziam festa para nós, brasileiros. Eu sempre pegava duas pizzas e uma cerveja e a conta dava menos de 10 euros.
-
Caio Yokota, do Aiô e Mapu
“A melhor pizza que já comi foi a Catupiralho, da Trattorita Evvai. A massa era incrível, na textura certa, saborosa, com aquela bordinha mais inchada.Gosto muito quando só a borda já é especial, você come e não precisa de mais nada. E os recheios eram impecáveis: uma combinação de queijo catupiry com alho. Maravilhoso, pegou meu coração”
-
Victor Valadão, do Aiô e Mapu
“A Padaria da Iza sempre tem a massa perfeita e os sabores leves e muito equilibrados. Para mim, a melhor é pizza de gorgonzola dolce”
-
Fellipe Zanuto, da A Pizza da Mooca e Hospedaria
“A pizzaria que eu mais gostei, e que lembro até hoje, é a Pepe In Grani, em Caiazzo, na Itália. Era uma pizza bianca, sem molho de tomate. Era com fonduta de grana padano, mozzarela de búfala, uma pasta de tomate super concentrado, pó de pesto e pedaços de grana padano. Era uma coisa maravilhosa!”
-
Fred Caffarena, chef do Make Hommus. Not War
“A minha lembrança mais recente de uma pizza que marcou muito foi quando provei a pizza da Paul’s Boutique pela primeira vez, logo que eles abriram. A massa ácida, crocante e saborosa não estava ali só para segurar a cobertura, mas fazia parte da construção de sabor”
-
Walkyria Fagundes, chef de confeitaria do AE! Café & Cozinha
“A melhor pizza, para mim, é a da 1900, pela memória afetiva que eu tenho. Quando eu tinha uns 10 anos, sextas-feiras e sábados eram os dias em que eu saía com meus pais para ir ao teatro. Era um programa certo! E depois do teatro, íamos comer pizza na 1900. Eu ficava lá olhando os pizzaiolos, logo na entrada, pedia massinha, era uma alegria. E por isso, se tornou a minha melhor pizza”
“Além das que eu tenho feito na minha casa, a minha pizza preferida do momento é a da A Pizza da Mooca. A de aliche deles é perfeita. Sei que pizza de aliche não é a preferência nacional, mas realmente a deles é espetacular. Sem falar da massa que é muito boa, muito bem feita, assada e fermentada”
-
Bruno Hoffmann, do Benjamin Osteria Moderna
“A melhor pizza que já provei foi na Leggera Pizza Napoletana. Admiro muito o trabalho deles, que além de me remeter ao período que passei na Itália, tem uma expressão bem brasileira. O ambiente próximo ao estádio do Palmeiras, o Allianz Parque, adicionou um contexto especial: depois de saborear uma pizza diávola com linguiçinha picante, mussarela e pomodoro, tive a sorte de assistir à vitória do Palmeiras, o que tornou o momento único.”
-
Paula Prandini, do Empório Jardim
“Tenho duas pizzarias favoritas no Rio de Janeiro, que são de dois estilos completamente diferentes. A Ella tem aquele estilo de pizza italiana, com potência de massa, potência de recheio e meu sabor favorito lá, apesar de gostar de todos, é a marguerita. Sou fã de molho de tomate, mussarela e manjericão. A outra é a Ferro e Farinha, que tem uma pizza que me agrada muitíssimo, com uma proposta de comer com a mão, uma fatia que não desce, fica retinha, um estilo de pizza de rua. A pizza de gorgonzola e mel deles é incrível.”
-
Renata Braune, do projeto Tá na Mesa e do Atelier Gourmand
“A Carlos Pizzaria é minha predileta desde quando fui a primeira vez, acabei de comer a pizza e já pedi outra pra levar pra casa! A de Berinjela, com mussarela, queijo de cabra, parmesão e orégano, é a minha predileta de sempre”
-
Elia Schramm, do Babbo Osteria, Si-Chou e Scuola
“Minha pizzaria favorita no mundo é o Roberta’s, no Broklyn, em Nova Iorque. Pizza pra mim é molho de tomate, muçarela e manjericão, então, a clássica marguerita é a que eu mais gosto lá.”
-
Ariani Malouf, do Mahalo, Mahá e Mandaloum
“A Bravi, em Cuiabá, é a minha pizzaria favorita. Eles fazem uma pizza Napolitana, com massa de fermentação natural, muito boa. É ótima!”
-
Gabriel Santana, do Santana Bar e Cordial
“A melhor pizza que já comi foi a Stracciatella da Paul’s Boutique, aqui em São Paulo”
“A minha pizza inesquecível fica numa pizzaria em Prato, uma cidade ao lado de Firenze: ela se chama Il Re Nudo. A Marguerita tem massa leve e bem fermentada e balanço perfeito entre massa e recheio”
-
Paula Labaki, do Fuego Marambaia
“A melhor pizza da minha vida foi no Roberta’s, em Nova York. A massa era leve, incrível, e os recheios super criativos. Tinha uma de pancetta com maçãs verdes que nunca saiu da minha cabeça”
“Minha melhor pizza foi no Bæst, em Copenhagen. A Margherita e Bianca de mozzarella produzida na casa, linguiça fresca, cogumelo e alho poró”
-
Paulo Neves, da Ghee Banqueteria
“A melhor pizza que comi na vida foi em uma fazenda de azeite na Toscana, em Monte San Savino. Foi preparada com farinha zero zero da região, tomate colhido do pé, mozzarella de búfala local, azeite da fazenda e basílico da horta. Lá os produtos e ingredientes regionais são muito exaltados, eles defendem a origem de seus alimentos. Para finalizar, a pizza foi assada em forno a lenha de oliveira e carvalho”
“Em uma das minhas viagens a Mônaco, meu grande amigo e sócio Klaus me levou a uma pizzaria chamada La Pecoranegra. A melhor foi o sabor Cetara, com molho de tomates orgânicos, anchovas, azeitonas taggiasca, mozzarella e basílica. Nunca me esqueço”
-
Ana Bueno, do Banana da Terra e Café Paraty
“Sou doida por pizza e é até difícil decidir uma pizzaria preferida, mas da última vez que estive em São Paulo fui a uma pizzaria chamada Carlos. Comi uma pizza de queijo mussarela, escarola, limão, parmesão e noz-pecã. Beeem diferente, mas maravilhosa”
-
Juliano Valese, do Torero Valese
“A melhor pizza da minha vida comi em Siena, na Itália, quando me hospedei em um hotel agrícola. Era um lugar no meio do nada e eles serviam dois sabores: marinara (tomate, azeite de oliva e alho) e margherita (com a búfala que a senhora mesmo fazia, molho de tomate e basílico pego na hora na horta). Só de falar lembro do gosto, massa fininha e elástica com a borda super alveolada”
-
Olivia Maita, da Oli Pizzas Artesanais
“L’antica Pizzeria da Michele, em Napoli. É um lugar super simples, mas a fila é gigantesca. O dono fica sentado na porta gerindo a fila, com um jeito bem italiano e mal humorado, mas, foi gentil quando pedi prioridade por estar grávida. São três opções de pizza para escolher. Eu provei a margherita e a marinara. O que impressiona é a qualidade dos insumos. O molho de tomate é a estrela da pizza e o sabor da massa também é muito marcante.”
-
Ricardo Lapeyre, do Le Bulô
“A melhor pizza que já comi foi na La Pizza è Bella Gourmet, em Bruxelas. Um lugar de pizza napolitana clássica, uma delícia. Ia lá quase toda semana”
-
Thiago Cerqueira, do Èze
Em São Paulo, a minha preferida é a da Leggera. Com certeza é uma das melhores da cidade, me traz uma memória afetiva muito forte. A massa é muito boa, os recheios são excelentes. Outro lugar com pizzas excelentes é Nápoles, na Itália, não me lembro do nome do lugar exatamente, mas a cidade em si tem pizzarias ótimas.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
-
Monique Gabiatti, do Belisco e do Polvo Bar
“A melhor pizza que já provei foi na Gusta Pizza Firenze, em Florença. Desde a massa até a mussarela utilizada, tudo era excelente. O molho de tomate tinha a acidez perfeita, e o conjunto estava simplesmente incrível. Era uma pizza simples, uma margherita, mas era espetacular.”
-
Pedro de Artagão, do Grupo Alife Nino (Tatu Bola, Eu Tu Eles, e mais)
“A melhor pizza que comi foi no famoso Roberta’s de Nova York, lá no Brooklyn. O Carlos, chef do Roberta’s, veio para o Brasil alguns anos atrás, eu recebi ele e a gente foi conectado. Depois quando estive nos EUA, fui no Roberta’s e no Blanca, que é um restaurante que ele tem nos fundos da pizzaria, que é um estrela Michelin. A pizza é espetacular!
“