Data e Hora

onda de calor faz estado superar 43 °C e persiste nos próximos dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de grande perigo por conta de onda de calor para o Rio Grande do Sul. Há risco de as temperaturas, que chegaram a ultrapassar 40 °C em algumas localidades (veja mais abaixo), ficarem 5 °C acima da média até a próxima segunda-feira (10) em boa parte do estado, o que pode ocasionar problemas de saúde.

Área sob alerta de grande perigo por conta de onda de calor no Rio Grande do Sul. Fonte: Climatempo

O Rio Grande do Sul enfrentou mais uma tarde extremamente quente nesta quarta-feira (5). Em alguns locais, segundo a Climatempo, a temperatura voltou a superar a marca de 40 °C, fazendo do estado o local mais quente do Brasil, repetindo a condição dos últimos dias. Na terça-feira (4), o município de Quaraí, na fronteira com o Uruguai, atingiu 43,8°C, a maior temperatura registrada no estado desde o início do século XX e a mais alta do Brasil em 2025 até o momento.

10 maiores temperaturas no Brasil no dia 5 de fevereiro (até 16h)

  • Quaraí (RS): 42 °C
  • Santiago (RS): 40,3 °C
  • Uruguaiana (RS): 40,1 °C
  • São Vicente do Sul (RS): 39,1 °C
  • Dom Pedrito (RS): 38,9 °C
  • Teutônia (RS): 38,8 °C
  • Santa Maria (RS): 38,8 °C
  • Bagé (RS): 38,5 °C
  • São Gabriel (RS): 38,3 °C
  • Campo Bom (RS): 38,2 °C
  • Santana do Livramento (RS): 38 °C

A onda de calor que atinge o sul do Brasil e parte da América do Sul tem mantido as temperaturas elevadas, afetando também Paraguai, Uruguai e o norte da Argentina. Segundo a previsão meteorológica, o calor deve persistir nos próximos dias, podendo levar a novos recordes em cidades como Porto Alegre.

Calor extremo em Mato Grosso do Sul e Paraná

A onda de calor também afeta áreas próximas à fronteira do Paraguai nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. Na terça-feira, Porto Murtinho (MS) registrou 38,5 °C, enquanto Baixo Iguaçu (PR) atingiu 37,1 °C na terça-feira.

Temperaturas elevadas no Sudeste

No Sudeste, o calor intenso atinge o Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de partes do norte e leste de Minas Gerais. Diferentemente do Sul, as altas temperaturas na região são resultado da baixa nebulosidade, pouca chuva e ausência de massas de ar frio de origem polar.

Na cidade do Rio de Janeiro, os termômetros marcaram 37,2 °C, enquanto Alfredo Chaves (ES) registrou 36,5 °C. Em Muriaé (MG), a máxima foi de 36,1 °C. Não há previsão de passagem de frente fria pelo Sudeste nas próximas 48 horas, o que pode manter o calor elevado nos próximos dias.

Fonte: Climatempo

Canal Rural

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress