Neymar foi titular do Santos pela primeira vez neste retorno ao futebol brasileiro. Escalado desde o início no empate com o Novorizontino, o atacante atuou por 74 minutos e não teve uma grande atuação, algo natural pela falta de ritmo de jogo.
A dúvida agora é se o camisa 10 será novamente escalado na próxima rodada do Campeonato Paulista, quando o Santos faz um importante clássico contra o Corinthians, na quarta-feira (12), na Neo Química Arena. Pedro Caixinha abordou o assunto.
Em entrevista coletiva após a partida, em Novo Horizonte, o treinador santista pediu o máximo de cuidado com Neymar para não atrapalhar sua evolução. Desde a lesão, em outubro de 2023, o atacante nunca mais voltou a atuar 90 minutos em um mesmo jogo ou teve que aguentar uma sequência grande de partidas.
“O compromisso que temos é que a gente não pode ir até um limite que quebre, então temos que ser muito cuidadosos. Para o bem do futebol brasileiro em geral. São dois anos, muito tempo sem esse ritmo. Uma sequência muito curta, primeiro de quatro dias [entre os jogos], agora de três dias”, falou Caixinha, sem garantir que ele será de novo titular no clássico.
“Vamos analisar, avaliar e ponderar em conjunto o que temos que fazer. Ele como ser humano quer jogar e ganhar, é um competidor nato. Mas é um momento muito importante para a sequência e o crescimento dele. Temos que tomar essa decisão com base em dados, com base no que ele sente”.
A partida contra o Corinthians tem caráter decisivo para o Santos, que no momento está fora da zona de classificação às quartas de final. O Peixe é o terceiro colocado do Grupo B, com nove pontos, atrás da vice-líder Portuguesa pelo número de gols marcados (11 contra 10 para a Lusa).
Até o momento, Neymar atuou em duas rodadas do Paulistão. Disputou todo o segundo tempo contra o Botafogo-SP, em que foi um dos destaques da equipe, e depois encarou o Novorizontino. Seu contrato com o Peixe vai até o meio do ano.