– Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a proposta de alteração da Lei da Ficha Limpa, de autoria do deputado Bibo Nunes (PL-RS), e sobre como isso pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
*) Parlamentares da oposição ao governo Lula buscam o apoio de partidos do centrão para avançar com um projeto de lei complementar, que, em última análise, pode virar o jogo a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A iniciativa é do deputado Bibo Nunes (PL-RS) e propõe mudanças à Lei da Ficha Limpa, principalmente no que diz respeito aos prazos de inelegibilidade para os casos de condenação.
De acordo com o texto, a contagem para o período de inelegibilidade passaria de oito para dois anos “subsequentes à eleição” em que houve o crime eleitoral ou a irregularidade. Então com base na legislação atual, Bolsonaro está proibido de disputar um cargo público por oito anos e, se não reverter a decisão, só poderá disputar uma eleição em 2030.
Por outro lado, se essas articulações da oposição resultarem e esse projeto for aprovado, pelas contas dos aliados do ex-presidente Bolsonaro, ele poderia ter os direitos políticos liberados e concorrer à presidência já em 2026.
E para falar a respeito desse assunto, o convidado da vez do podcast 15 Minutos é o jornalista Wesley Oliveira, da equipe de República da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o tema.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação deste episódio é da jornalista Daiane Andrade.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Daiane Andrade; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; sonorização: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.