O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou neste sábado (1º) os novos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Ele ligou para ambos após a vitórias nas eleições das duas casas legislativas.
Em nota divulgada à imprensa, Lula parabenizou Alcolumbre pelo novo mandato como presidente do Senado e do Congresso Nacional. “Um país cresce quando as instituições trabalham em harmonia. Caminharemos juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual, com oportunidades para todo o povo brasileiro”, informou o petista.
Este será o segundo mandato de Alcolumbre à frente do Senado. Ele já ocupou o cargo entre 2019 e 2021, durante a primeira metade do governo de Jair Bolsonaro (PL), período que incluiu o início da pandemia de Covid-19. Naquela eleição, ele foi escolhido por 42 senadores.
Já ao Hugo Motta, Lula enalteceu a vitória na Câmara e disse que confia no avanço de uma “parceria exitosa entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental”.
Em discurso pouco antes da votação, Motta tentou passar uma mensagem de conciliação e abertura para dialogar com todos os integrantes da Câmara. Pregou inclusive que comissões temáticas da Câmara não sejam entregues apenas aos deputados de maior destaque, mas também àqueles que têm menos experiência.
Motta disputou a presidência com o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e o Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22. Tanto a oposição quanto o governo embarcaram na candidatura de Motta em troca de promessas de cargos na mesa diretora e liderança de comissões da Câmara.