O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse aos novos presidentes das duas casas do Congresso, na manhã desta segunda (3), que o governo não mandará nenhuma proposta de lei sem antes conversar com as lideranças partidárias, e que pretende entregar o fim do seu mandato com uma “harmonia” entre os poderes mesmo tendo uma oposição maior.
A fala ocorreu logo após a primeira reunião de articulação e de reconhecimento da vitória do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara e de Davi Alcolumbre (União-AP) ao Senado. Este segundo retorna ao cargo, que acumula também a do Congresso.
Lula também afirmou que a questão da polarização política – “ideológica” – vista durante a eleição de 2022 ficou em segundo plano, e que o governo conseguiu fazer passar todos os projetos prioritários para a população mesmo em meio a comentários de que não teria base suficiente e um Congresso oposicionista.
Lembrou que conseguiu aprovar a “PEC Fura-teto” antes mesmo de tomar posse e que quer entregar o Brasil neste segundo biênio do governo e da nova gestão do Congresso com união entre os poderes Executivo e Legislativo – a “foto” que fez após o primeiro discurso com os dois novos presidentes.
Mais informações em instantes.