Mesmo com toda crise na temporada, Pep Guardiola garantiu que montar um novo time no Manchester City não é o “maior desafio” de sua carreira.
O espanhol faturou 18 títulos desde que chegou à Inglaterra, sendo seis títulos da Premier League e uma inédita Uefa Champions League. Ainda assim, vem enfrentando críticas pela queda de desempenho dos Citizens na temporada.
O City é o atual 4º colocado na Premier League, 20 pontos atrás do líder Liverpool, e sofreu com as eliminações precoces na Copa da Liga Inglesa e na Champions League.
Perguntado se inaugurar uma nova era no Etihad é o maior desafio da carreira, Guardiola foi categórico.
“Não. Nós já fizemos isso. Depois de nove anos, não é o mesmo time com o qual começamos. Já fizemos isso duas ou três vezes. Não é o maior desafio”, afirmou o espanhol.
“O desafio foi que tive foi quando estava começando minha carreira ao lado da minha equipe [de auxiliares]. Provei a mim mesmo e a eles que poderíamos fazer isso”.
O time de Guardiola perdeu tantos jogos na liga (8) nesta temporada quanto nos últimos dois anos juntos.
O Manchester City gastou 180 milhões de libras (cerca de R$ 1,3 bilhão) na janela de transferências de janeiro para reforçar seu elenco, contratando Omar Marmoush, Vitor Reis e Abdukodir Khusanov.
Com uma idade média de 21,6 anos, espera-se que os reforços sejam membros-chave da próxima fase do projeto de Guardiola.