O Google Maps já mudou o nome do Golfo do México para Golfo da América nos Estados Unidos, depois que o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva que deu início ao processo de renomeação.
O nome do Golfo foi trocado apenas nos Estados Unidos, enquanto no resto do mundo aparecem os dois nomes.
“Recebemos algumas perguntas sobre os nomes no Google Maps. Temos uma prática padrão de aplicar mudanças de nomes quando eles são atualizados em fontes oficiais do governo”, antecipou o Google no dia 27 de janeiro.
No final daquele mês, Trump prometeu renomear o Golfo do México e, no último domingo, ele designou o dia 9 de fevereiro como o Dia do Golfo da América.
“Hoje é minha primeira visita ao Golfo da América desde que ele foi renomeado. Como meu governo restaura o orgulho americano na história da grandeza americana, é apropriado que nossa grande nação se reúna e comemore essa ocasião importante”, disse ele em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (10).
A mudança de nome causou grande polêmica, e até mesmo o governo mexicano pediu em uma carta ao CEO da multinacional, Sundar Pichai, que corrigisse a área “erroneamente” chamada de Golfo da América.