O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta sexta-feira (28) a indicação da presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-RS), para o cargo de ministra das Relações Institucionais.
Gleisi irá assumir a área do governo federal, responsável pelas relações com os congressistas e os outros poderes, no dia 10 de março. Ela terá a função principal de garantir a governabilidade, facilitar o diálogo com parlamentares, partidos políticos, governadores, prefeitos e outros setores da sociedade.
A deputada petista ocupará o cargo do ministro Alexandre Padilha que foi recém-indicado para o Ministério da Saúde, após a demissão de Nísia Trindade.
A troca de cadeiras no governo Lula se intensificou nos últimos dias, após o petista apresentar uma queda na reprovação do seu governo.
O chefe de Executivo já avaliava uma reforma ministerial antes dos resultados negativos dos levantamentos, que reforçaram a necessidade de acomodar aliados na tentativa de reforçar a base de apoio. A crise do Pix deu o ponta pé inicial nas mudanças com a substituição de Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira na Secretária de Comunicação Social (Secom) da Presidência, no início de janeiro.