A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do ex-governador de Minas Gerais e ex-deputado federal Newton Cardoso. “Neste momento de dor, a FPA se solidariza com os familiares e amigos, expressando condolências e prestando homenagem à sua trajetória e dedicação à vida pública”, destaca o documento.
Newton Cardoso faleceu na madrugada de domingo (2), aos 86 anos. Ele estava internado no Hospital Orizonte, em Belo Horizonte, onde tratava um câncer. O ex-governador era pai do atual deputado federal Newton Cardoso Junior (MDB-MG).
Natural de Brumado, na Bahia, Newton mudou-se ainda jovem para Belo Horizonte, onde se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Governou Minas Gerais entre 1987 e 1991 e foi vice-governador no mandato de Itamar Franco. Também exerceu três mandatos como prefeito de Contagem, na região metropolitana da capital mineira.
A nota da FPA ressalta que Newton foi um dos fundadores do MDB e deputado federal por três mandatos. “Seu legado deixa uma contribuição inegável para o desenvolvimento do estado e do país”, conclui o texto.