Data e Hora

Filiação de Cristina Graeml ao Podemos terá evento no Congresso

Mulher mais votada em Curitiba, Graeml leva capital eleitoral para o Podemos| Foto: Josi Pavoski/Divulgação campanha Cristina Graeml

A jornalista Cristina Graeml vai assinar a filiação ao novo partido, o Podemos, na próxima quarta-feira (12) durante evento no Sala Verde no Congresso Nacional. A oficialização de Graeml na sigla contará com a presença de parlamentares do Podemos e da presidente nacional da legenda, a deputada federal Renata Abreu. A informação foi confirmada à Gazeta do Povo pelo articulador político da jornalista, Eduardo Pedrozo.

Em janeiro, as conversas entre Graeml e o Podemos avançaram com a possibilidade de a ex-candidata à prefeitura de Curitiba concorrer ao Senado em 2026. Graeml deixou o PMB após perder a disputa pela prefeitura na capital no segundo turno.

Nas eleições municipais de 2024, ela se tornou a mulher mais votada na história de Curitiba, com 390.254 votos e aposta no capital eleitoral para levar ao Podemos para o pleito majoritário do próximo ano.

A jornalista também chegou a conversar com o União Brasil e houve uma sondagem ao Republicanos. No entanto, Graeml optou pela filiação ao Podemos na articulação que contou com a participação do ex-governador paranaense e ex-senador Alvaro Dias

O resultado das eleições municipais pesou na definição do futuro de Graeml, que apesar de ter recebido o apoio informal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na campanha, não teria espaço para a candidatura ao Senado na sigla. O deputado federal Filipe Barros (PL) é o principal nome da legenda para concorrer ao cargo em 2026. Além disso, o PL também tem como vice-prefeito Paulo Martins, que venceu as eleições ao lado de Eduardo Pimentel (PSD). Outro partido de direita no xadrez curitibano é o Novo, mas sequer houve conservas entre a sigla e a jornalista.

República

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress