O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou, na última quarta-feira (05/2), em Brasília, da cerimônia de posse do novo presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí, Rafael Fonteles. Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação visando promover investimentos sustentáveis na região, por meio da integração entre o Consórcio e o Novo Brasil – Plano de Transformação Ecológica do Ministério da Fazenda .
O acordo prevê iniciativas para preservação dos ecossistemas, projetos de energias renováveis, compensação ambiental, entre outras que contribuirão para o crescimento econômico dos estados nordestinos. “A Fazenda abraçou a causa da transformação ecológica como um vetor de desenvolvimento. Não é uma coisa que se opõe ao desenvolvimento, mas sim um vetor de desenvolvimento. Temos projetos com hidrogênio verde, data centers e eólica offshore ; áreas em que o Nordeste tem vantagem competitiva clara”, explicou o ministro. Para o financiamento das ações, está prevista a captação de recursos em fontes nacionais e internacionais, como bancos de desenvolvimento e fundos climáticos.
Na cerimônia, Fernando Haddad comentou o aumento de investimentos do governo federal nos estados do Nordeste, nos últimos dois anos, e destacou que, dos US$ 12 bilhões da plataforma de investimentos verdes, metade foi para a região.
O ministro também lembrou das políticas educacionais e sociais promovidas anteriormente, por governos progressistas, mencionando o aumento do número de universidades e institutos federais; programas como Luz para Todos; Minha Casa, Minha Vida e a transposição do Rio São Francisco. “As perspectivas econômicas do Nordeste se abriram num patamar que ninguém imaginava ser possível. O Nordeste hoje cresce acima da média nacional”, afirmou.
O compromisso com o Nordeste, segundo Haddad, é uma orientação expressa do presidente Lula com vistas a corrigir desigualdades regionais. “O que se quer é um país mais homogêneo do ponto de vista de oportunidades. Queremos contar com os bancos públicos, crédito, aval do Tesouro, novos mecanismos de financiamento internacional; olhar para as vantagens competitivas do Nordeste e efetivamente turbinar o desenvolvimento da região – o que não é um favorecimento, pois beneficia todo o país”, completou o ministro.
Prioridades para o Nordeste
O presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, reforçou que as seguintes áreas são prioritárias para a região: a transição energética; o mercado de crédito das instituições públicas de fomento; a segurança pública; o financiamento da saúde; a educação em tempo integral; e a educação profissional e técnica.
Leia também:
Feito no Piauí, projeto de IA com base de dados em português é apresentado ao Governo
Fonteles havia participado anteriormente da primeira assembleia geral da autarquia em 2025, quando foi definida uma agenda internacional para o ano, com objetivo de ampliar a visibilidade do Nordeste no cenário internacional, destacando o potencial da região e fortalecendo sua integração com outros países e organismos multilaterais.
Rafael substitui Fátima Bezerra à frente do Consórcio Nordeste
O novo presidente substitui Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte que ocupou, em 2024, a presidência do Consórcio Nordeste – autarquia criada em 2019 como instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região.
Além dos governadores, vice-governadores e parlamentares do Nordeste, estiveram presentes na cerimônia os ministros Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais); Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome); Juscelino Filho (Comunicações); Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos); Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações); Paulo Teixeira (Desenvolvimento Social e Agrário); Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos); Juscelino Filho (Comunicações); e Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência da República).