O Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1, assumiu o 2º lugar nas eliminatórias e respirou após o gol no fim marcado por Vinicius Jr.. No entanto, o futebol apresentado pela seleção foi abaixo do esperado.
Além disso, a partida no Mané Garrincha fará com que Dorival Júnior conviva mais uma vez com um problemão que o vem atrapalhando durante os seus 15 jogos na seleção: a falta de uma identidade, principalmente por não conseguir manter o time titular de uma equipe para a outra.
O ESPN.com.br levantou os 15 jogos de Dorival Jr. à frente da seleção. Lesões, suspensões e falta de regularidade dos convocados são as principais causas para o comandante não conseguir fazer aquilo que marcou seus trabalhos recentes em São Paulo e Flamengo: ter uma base.
Obviamente, a vida de um treinador de seleção é completamente oposta à situação vivida em clube. Mas os números mostram que construir uma identidade tem sido a maior dificuldade de Dorival na seleção.
Ao todo, foram 13 times diferentes em 15 jogos. Dorival só conseguiu repetir o time no início do seu trabalho: na vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra e no empate em 3 a 3 com a Espanha. A equipe escolhida foi a seguinte: Bento; Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell; Bruno Guimarães, João Gomes e Paqueta; Rodrygo, Raphinha e Vinicius Jr..
Bruno Guimarães, com 13 escalações, e Marquinhos, com 12, são os atletas que mais marcaram presença no time titular sob o comando de Dorival.
Principais astros do plantel, Vinicius Jr. (10), Rodrygo e Raphinha (ambos com 12), vêm logo atrás. No entanto, o trio ainda não consegue repetir com a camisa amarelinha o mesmo desempenho por Real Madrid e Barcelona.
Veja abaixo as escalações de Dorival à frente da seleção
Bento; Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell; Bruno Guimarães, João Gomes e Paqueta; Rodrygo, Raphinha e Vinicius Jr.
Bento; Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell; Bruno Guimarães, João Gomes e Paqueta; Rodrygo, Raphinha e Vinicius Jr.
*Repetiu o time
Alisson; Yan Couto, Militão, Bremer e Arana; Douglas Luiz, Ederson e Andreas; Savinho, Evanilson e Martinelli
Alisson; Danilo, Marquinhos, Beraldo e Wendell; Bruno Guimarães, João Gomes e Paquetá; Rodrygo, Raphinha e Vinicius Jr.
Alisson; Danilo, Marquinhos, Militão e Arana; Bruno Guimarães, João Gomes e Paquetá; Rodrygo, Raphinha e Vinicius Jr.
Alisson; Danilo, Marquinhos, Militão e Wendell; Bruno Guimarães, João Gomes e Paquetá; Rodrygo, Savinho e Vinicius Jr.
Alisson; Danilo, Marquinhos, Militão e Wendell; Bruno Guimarães, João Gomes e Paquetá; Rodrygo, Raphinha e Vinicius Jr.
Alisson; Danilo, Marquinhos, Militão e Arana; Bruno Guimarães, João Gomes e Paquet[a; Rodrygo, Raphinha e Endrick
Alisson; Danilo, Marquinhos, Magalhães e Arana; Bruno Guimarães, André e Paquetá; Luiz Henrique, Rodrygo e Vinicius Jr.
Alisson; Danilo, Marquinhos, Magalhães e Arana; Bruno Guimarães, André e Paquetá; Rodrygo, Endrick e Vinicius Jr.
Ederson; Danilo, Marquinhos, Magalhães e Abner Vinicius; André e Lucas Paquetá; Raphinha, Savinho e Igor Jesus
Ederson; Vanderson, Marquinhos, Magalhães e Abner Vinicius; Bruno Guimarães e Gerson; Rodrygo, Raphinha, Savinho e Igor Jesus
Ederson; Vanderson, Marquinhos, Magalhães e Abner Vinicius; Bruno Guimarães e Gerson; Vinicius Jr., Raphinha, Savinho e Igor Jesus
Ederson; Danilo, Marquinhos, Magalhães e Abner Vinicius; Bruno Guimarães e Gerson; Vinicius Jr., Raphinha, Savinho e Igor Jesus
Alisson; Vanderson, Marquinhos, Magalhães e Arana; Bruno Guimarães, Gerson e Rodrygo; Vinicius Jr., Raphinha e João Pedro