Duas faixas etárias têm se destacado no empreendedorismo inicial no Brasil: a população de 35 a 44 anos e a que abrange dos 55 aos 64 anos – em 2024, elas registraram a maior proporção já verificada desde 2002.
A pesquisa teve início em 1999, mas o padrão atual de coleta das informações por faixa etária teve início em 2002. É o que aponta o Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024), considerada a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo.
O empreendedorismo inicial compreende os negócios novos (de três meses a três anos e meio de atividade) e os empreendedores nascentes, que são aqueles que nos últimos 12 meses realizaram alguma ação visando ter um negócio próprio ou têm até 3 meses de operação.
Segundo o levantamento, em 2024, no público de Empreendedores iniciais, a proporção de pessoas de 35 a 44 anos chegou à maior proporção da série histórica, com 30,8% do total de Empreendedores Iniciais; já entre a faixa de 55 a 64 anos, também atingiu a maior proporção da série histórica, com 13,3% do total de Empreendedores Iniciais.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o resultado da pesquisa indica que a população adulta brasileira está se sentindo mais confiante para iniciar a atividade empreendedora, tanto os jovens quanto os mais experientes, graças à melhoria do ambiente de negócios e aos indicadores gerais da economia.
“Sessenta por cento dos brasileiros preferem ser empreendedores do que buscarem um emprego formal, há uma pulverização do empreendedorismo, que é a base sólida da economia brasileira”, afirma Décio Lima.
“Há então um novo brasileiro, que é aquele que não desiste, que prefere estar na atividade por mais tempo, desta forma, o empreendedorismo se tornou uma alternativa para essas pessoas, que não aceitam mais ser um aposentado, além disso, a atividade fortalece a sua renda e produz resultados extremamente importantes para a economia brasileira. Esta faixa etária traz uma segurança de qualidade para mercado, já que são pessoas com mais experiência”, completa.
A pesquisa GEM é realizada no Brasil pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe). O levantamento contempla mais de 120 países. No Brasil, para a edição de 2024, foram entrevistados 2 mil adultos e 58 especialistas.