Data e Hora

Ditadura da Nicarágua expulsa FAO por denunciar fome no país

A ditadura da Nicarágua anunciou a retirada do país centro-americano da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e ordenou que o organismo deixe de atuar no território nicaraguense.

A decisão ocorreu depois que o órgão divulgou relatórios apontando que grande parte da população nicaraguense sofre com a fome e que os preços dos alimentos estão mais altos do que os praticados em países vizinhos, como Costa Rica e Guatemala.

Segundo informações do jornal nicaraguense Confidencial, o ministro das Relações Exteriores do regime de Daniel Ortega, Valdrack Jaentschke, comunicou a decisão numa carta enviada à FAO no início dessa semana.

“Informamos sobre a retirada da Nicarágua desta organização e exigimos o fechamento de sua representação e escritórios na Nicarágua imediatamente”, afirmou o chanceler no comunicado enviado ao diretor-geral da FAO, Qu Dongyu.

Jaentschke alegou que relatórios do organismo da ONU, apontando que 19,6% da população da Nicarágua passa fome e que a cesta básica no país está entre as mais caras da América Central, têm erros metodológicos e “informações falsas”, com dados cuja coleta não teria sido autorizada nem validada pela ditadura da Nicarágua.

Também acusou a FAO de produzir relatórios com “uma tendência intervencionista e agressiva, que foi difundida de forma maliciosa com fins políticos”. O organismo da ONU ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Mundo

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress