Uma petição foi criada na Dinamarca para angariar 500 mil assinaturas de apoio à ideia de que o país europeu compre a Califórnia, o mais rico e populoso estado americano.
“Você já olhou para um mapa e pensou: ‘Sabe do que a Dinamarca precisa? Mais sol, palmeiras e patins.’ Bem, temos uma oportunidade única na vida de tornar esse sonho realidade. Vamos comprar a Califórnia de Donald Trump!”, aponta uma mensagem no site da iniciativa, que até a tarde desta quarta-feira (12) havia obtido 226,2 mil assinaturas.
Xavier Dutoit, o organizador da petição, disse em entrevista por e-mail para a agência Associated Press que teve a ideia de fazer o abaixo-assinado quando esteve recentemente de férias nas Filipinas, onde ouviu um turista americano discutindo em voz alta a respeito da proposta de Trump de anexar a Groenlândia.
“Aquele americano não pareceu entender o quão desequilibrado e absurdo era para o presidente de qualquer país, especialmente em uma democracia estável que os Estados Unidos afirmam ser, oferecer ou ameaçar tomar o território de outro país soberano”, afirmou Dutoit.
Antes e depois de tomar posse, em 20 de janeiro, Trump manifestou a ideia de anexar a Groenlândia, transformar o Canadá no 51º estado americano e retomar o controle do Canal do Panamá.