Mais da metade dos brasileiros desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo a nova Pesquisa AtlasIntel/Bloomber, divulgada nesta terça-feira (11). A taxa de desaprovação do governo subiu para 51,4% no mês passado, atingindo o maior percentual desde janeiro de 2024. Apenas 45,9% dos brasileiros aprovam o governo, enquanto que 2,7% não souberam opinar.
De acordo com a pesquisa, 46,5% consideram a gestão de Lula ruim ou péssima e 37,8% avaliam como ótimo ou bom, sendo regular para 15,6%.
Entre os principais problemas do país, a segurança pública aparece em primeiro lugar para 57,8% dos entrevistados. Em seguida, vem a corrupção com 49,4% e a economia/inflação com 29,1%.
Na avaliação de 50% dos entrevistados, o desempenho do petista na área da segurança é considerado ruim ou péssimo, enquanto apenas 33% avaliam como ótimo ou bom.
Somente na área dos direitos humanos e igualdade racial, o governo Lula aparece bem avaliado para 54% que consideram o desempenho no setor como ótimo ou bom, enquanto 39% avaliam como ruim ou péssimo.
A pesquisa foi realizada pela internet, por meio da AtlasIntel com a Bloomberg, entre os dias 27 a 31 de janeiro.
Maior erro do governo
Sobre as decisões tomadas pelo governo Lula, 70% dos entrevistados apontaram a “taxa das blusinhas” como o maior erro da gestão petista. A medida foi tomada pelo Ministério da Fazenda e impõe uma taxação sobre compras de até US$ 50 de sites do exterior.
Já o segundo maior erro, apontado por 58% dos entrevistados, foi a polêmica do Pix com base em uma portaria que obrigou instituições financeiras a comunicarem à Receita Federal movimentações acima de R$ 5 mil via Pix. Após repercussão negativa, a medida foi revogada pelo governo.
Péssima avaliação na economia
A situação econômica atual do Brasil recebeu a pior avaliação. De acordo com a pesquisa, 54% avaliam a economia como ruim ou péssima e apenas 32% consideram o contexto atual como bom.
Em relação a expectativa econômica para os próximos 6 meses, 43% aguardam uma piora na situação do Brasil, enquanto que 42% avaliam que pode melhorar. Já 16% acham que ficará igual.
Ao comparar com a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, 48,5% consideram o governo de Lula melhor que o anterior e 45,8% avaliam como pior. As gestões de Bolsonaro e Lula são consideradas iguais para 5,7%.