Data e Hora
Segunda-Feira, 14/Abril/2025

Cultivo de abóbora, feijão e milho na mesma área otimiza recursos para produtores

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) iniciou estudos sobre o plantio consorciado de milho crioulo e feijão mangalô no mesmo terreno. A modalidade de cultivo surgiu através do resgate de um antigo sistema da agricultura familiar unindo tradição e eficiência.

O sistema Milpa, que é uma forma muito antiga de cultivo, também conhecido como “três irmãs”, consiste na plantação de milho, feijão e abóbora dentro de uma mesma área. A estratégia foi adotada para a otimizar recursos e gerar segurança alimentar.

“O resgate e manutenção dos milhos crioulos vem sendo realizado por produtores e empresas de pesquisa e, diante disso, vimos como uma oportunidade de inserção do cultivo do feijão mangalô, uma espécie que faz parte do grupo das plantas alimentícias não convencionais (Panc)”, diz a pesquisadora Marinalva Woods, da Epamig.

Mesmo no início da pesquisa, podem se sentir efeitos positivos. A presença de insetos benéficos para o cultivo e o desenvolvimento das plantas com menor índice de efeitos prejudiciais gerados por doenças são alguns deles.

Além disso, a fixação de nitrogênio no solo por parte do feijão mangalô contribui para a melhor formação do milho promovendo uma melhor adaptação em um cenário de mudanças climáticas.

A medida também favorece a segurança alimentar e nutricional. por garantir diversidade de produtos e beneficiar a alimentação da população de maneira geral.

*Com supervisão de Thiago Dantas

Canal Rural

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress