Nesta quarta-feira (12), em visita ao Vaticano, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, teve uma audiência com o Papa Francisco. Pelas redes sociais, Janja disse que teve uma “conversa amena” com o Papa sobre a saúde do presidente Lula (PT) e sobre o impacto da fome e da pobreza no mundo.
“Começando o dia com muita emoção e bênçãos aqui em Roma, encontrando com o Papa Francisco. Agradeci pelas orações pela recuperação e pela saúde do meu marido e também aproveitamos a ocasião para conversar sobre a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, um compromisso que Sua Santidade apoia e aprecia, se dedicando, ao longo de sua missão, aos mais vulneráveis”, escreveu Janja em uma publicação no Instagram.
“O Papa está bem, animado e sempre sorridente, enchendo nossos corações de esperança e amor”, completou.
Janja viajou para a Itália no domingo (9) acompanhada do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), que na terça-feira (11) foi eleito presidente do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
A eleição ocorreu na sede do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em Roma, durante a primeira reunião do Conselho. O FIDA é vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao discursar na cerimônia de abertura do FIDA, Janja disse que os sistemas alimentares atuais são “perpetuadores de desigualdades”.
“Os nossos sistemas alimentares são perpetuadores de desigualdades e sensíveis aos efeitos das crises globais. Quando falamos de combate à fome e a pobreza, estamos falando da necessidade de sistemas alimentares mais sustentáveis, inclusivos e resilientes. E que sejam produtores de alimentos baratos e saudáveis”, afirmou.
Além da participação na 48ª Sessão do Conselho de Governança do FIDA, Janja deve se encontrar com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
Agenda de Janja
A primeira-dama passou a divulgar sua agenda de compromissos no início deste mês, depois de ser criticada pela imposição de sigilo sobre suas atividades.
Uma das cobranças foi apresentada pela Transparência Internacional Brasil. O diretor-executivo da entidade, Bruno Brandão, cobrou a divulgação da agenda da primeira-dama ao apontar que é “público e notório” que Janja exerce “função pública”.
A manifestação foi motivada por uma reportagem publicada pelo blog de Malu Gaspar, no jornal O Globo, intitulada “Governo Lula esconde informações sobre Janja”.
Segundo a matéria, o governo federal havia se recusado a responder uma série de pedidos sobre a atuação e as agendas da primeira-dama apresentados pelo blog e pela ONG Fiquem Sabendo, especializada em acesso a informações públicas.